O cruzamento da Avenida Dª Belmira Marin com a Rua Dr. Oscar Andrade Lemos (zona sul), por exemplo, é mal iluminado, não tem comércios abertos à noite e há favela nas redondezas.
"Já quebraram meu vidro em outro semáforo logo atrás. Me sinto extremamente desconfortável por ter que parar aqui", disse Trajano Soares, comerciante abordado pela reportagem enquanto aguardava o sinal verde, que demora até 50 segundos para aparecer. Um motociclista que foi parado pela polícia por ultrapassar o semáforo anterior também diz ter medo. "Já perdi uma moto bem aqui. Não consigo pensar em um lugar pior para ficar parado."
A sensação de insegurança, dizem motoristas, também é grande no cruzamento da Av. Corifeu de Azevedo Marques com a Av. Escola Politécnica, zona oeste, onde o radar também multa à noite.
Em 8 dos 12 semáforos visitados, a demora do vermelho no final da noite e madrugada é "excessiva", conforme avaliação de Sérgio Ejzenberg, mestre em transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. "Para que haja uma fiscalização coerente, é preciso que todos os semáforos tenham tempos curtos de madrugada, evitando esperas desnecessárias", avalia ele.
A orientação da CET é que, à noite, os motoristas reduzam a velocidade antes de chegar a um semáforo, caso ele esteja fechado.
Cálculos do engenheiro Ejzenberg, que é perito de acidentes de trânsito, indicam que uma espera aproximada de 22 a 33 segundos, dependendo do tipo de cruzamento, deveria ser suficiente no período noturno. A reportagem só verificou esse parâmetro em quatro dos semáforos vistoriados.
Pela legislação, ultrapassar no vermelho é infração gravíssima tanto de dia como de noite, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH.
Na capital paulista, os condutores possuíam até novembro uma "tolerância informal" porque esses aparelhos não tinham tecnologia para imagens noturnas - diferentemente dos que flagravam excesso de velocidade.
De lá para cá, 12 desses radares foram liberados - e outros 12 serão instalados. Um dos obstáculos para ajustar os semáforos de madrugada é que muitos são antigos e não permitem muitas programações de tempo.
Outro lado
A CET diz que sua primeira preocupação é a segurança do trânsito - justificativa para fiscalizar quem ultrapassa no semáforo vermelho inclusive de madrugada. Ela alega que, no período noturno, já reduz os tempos de espera de semáforos, mas não revela em quantos.
A CET diz que os tempos de madrugada "são estabelecidos para manter intervalos suficientes para que os veículos consigam passar em pelo menos três semáforos consecutivos".
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de outubro de 2010