A Toyota anunciou em um evento no Japão o planejamento de suas novas tecnologias para carros elétricos, como baterias de estado sólido com capacidade de recarga em 10 minutos e autonomia superior a 1000 km.
Os anúncios são também uma resposta às críticas de investidores de que a Toyota estaria atrasada em seu plano de eletrificação.
Na gama de novas tecnologias da Toyota que chegam até 2030, há as já mencionadas baterias de estado sólido para autonomia de mais de 1.400 km. A empresa anunciou ainda sistemas de gerenciamento que são atualizados automaticamente, e giga-fábricas.
Segundo a Toyota, o primeiro carro de sua nova geração de elétricos chega em 2026, sob a marca Lexus.
Novas baterias de íons de lítio de última geração chegam ao mercado a partir de 2026, que permitirão autonomia de até 960 km.
Até 2027 a Toyota promete novas baterias de fosfato de ferro e lítiom com custo 40% menor que as de íons de lítio.
Uma bateria bipolar de íon de lítio chega até 2028, com autonomia de mais de 1.050 km.
Até 2028 a Toyota planeja colocar no mercado baterias de estado sólido de com aumento de 20% (1.150 km) no alcance ao longo do próximo bateria de íon de lítio de última geração.
Haverá ainda baterias de estado sólido avançadas com alcance de 1.440 km.
Segundo a Toyota, ela possui a tecnologia e o sistema de produção necessários para entregar os carros elétricos líderes de mercado já a partir de 2026. Para apoiar sua posição, a Toyota citou sua meta declarada publicamente de vender 3,5 milhões de veículos elétricos por ano até 2030.
Segundo a Toyota, as novas baterias de íon de lítio de última geração irão dobrar a autonomia do crossover elétrico bZ4X, para 990 km.
Além disso, tais baterias custarão 20% menos do que as baterias atuais da Toyota, e poderão ser recarregadas de 10% a 80% em menos de 20 minutos. Hoje, a metade da autonomia demora 30 minutos.
Esta primeira bateria de íon de lítio de última geração será lançada em 2026.
A marca pretende ter uma bateria bipolar de fosfato de ferro e lítio até 2027. Essa bateria aumentará a autonomia em 20% em relação à bateria bZ4X atual, reduzindo seu custo em 40%.
Depois disso, a Toyota planeja uma bateria de íon de lítio bipolar que chegará ao mercado por volta de 2027 a 2028. Essa bateria melhorará o alcance em 10% em relação ao alcance de 993 km. planejado para a bateria de íon de lítio de próxima geração que chega em 2026 e custará cerca de 10% menos.
A primeira bateria de estado sólido da marca chega na segunda metade da década, com autonomia 20% melhor que bateria de íon de lítio de próxima geração de 2026, implicando uma autonomia de 1.192 km. A recarga seria completa em cerca de 10 minutos.
Uma outra bateria avançada de estado sólido chega depois de 2028, com autonomia superior a 1.490 km.
Os novos carros elétricos da marca chegam com novo sistema operacional Arene, que terá atualizações automáticas pelo ar.
CarBlog, 12/06/2023