Parking News

Suplício do garajão (Manaus/AM)

 

Inaugurado no final dos anos 80, com a promessa de solucionar de uma vez o problema da falta de estacionamento no Centro de Manaus, o edifício-garagem - popularmente conhecido como “garajão” - não foi a solução para o problema, mas não deixa de ter um papel importante no trânsito do Centro. Dezenas de comerciantes usam a estrutura diariamente para guardar seus veículos, sem falar no público rotativo que aproveita as vagas disponíveis no prédio. Em todos esses anos, o prédio sempre foi subutilizado.

O edifício-garagem tem a capacidade de oferecer, em seus 14 andares, até 401 vagas de estacionamento. Mas apenas cinco andares são utilizados, com menos da metade desse número de vagas. A interdição do garajão, anunciada dia 26, revela duas coisas. A primeira é que, mesmo sem poder ser utilizado em toda sua capacidade, o Centro de Manaus precisa do garajão. Sem o prédio, as ruas da região central ficarão ainda mais abarrotadas de carros, agravando o desafio que é estacionar por lá, principalmente nos horários de pico.

A segunda é que - exatamente pela relevância que tem - o garajão tinha que contar com melhor atenção por parte do poder público. Os problemas do edifício que culminaram na necessidade de interdição são resultado direto de anos a fio sem qualquer tipo de manutenção no prédio. É consequência do descaso do poder público.

A última reforma foi feita há dez anos e não corrigiu problemas que se agravaram nos últimos anos. Em2010, aPrefeitura chegou a anunciar planos de revitalização da estrutura em face dos problemas que já eram evidentes. Mas nada aconteceu. Algumas providências precisam ser tomadas. Uma delas é tratar com seriedade e celeridade a reforma do prédio. Esta é exatamente a principal preocupação dos usuários, que temem esperar um longo período pela conclusão das obras que, pelo menos por enquanto, não têm data para começar nem para terminar.

Esse “filme” não é inédito. O garajão esteve fechado e sem utilidade por muitos anos, sendo reativado em 2005. Esse longo período de inatividade não pode se repetir novamente. Outra providência são medidas para minimizar a perda das vagas que o prédio oferece. Manaus precisa há muito tempo de um projeto inteligente para o Centro, e a plena utilização do garajão tem que fazer parte disso.

Fonte: A Crítica - AM - 27/04/2018

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Mercado imobiliário e a visão dos urbanistas

Por Jorge Hori* Os terrenos urbanos eram valorizados pela suas características físicas e localização. Essa última em função da disponibilidade de facilidades públicas de acesso ou de entorno. A unida (...)

Sindepark divulga a pesquisa Pinheiros – Parte 1

O Sindepark está realizando pesquisa sobre a atividade em estacionamentos na região de Pinheiros, dividida em duas partes. O levantamento dos dados da Parte 1 foi feito nos dias 19, 20 e 25 de março d (...)

O shopping na palma da mão (SP)

O Centro Comercial Aricanduva anunciou o desenvolvimento do Aplicativo Aricanduva, a partir da Plataforma MapMkt. O app engloba atividades do Shopping Aricanduva, Auto Shopping e Interlar (...)

Prefeitura de Biritiba suspende o Zona Azul (SP)

A cidade de Biritiba Mirim não conta mais com o serviço de Zona Azul desde o começo do mês de abril. A decisão partiu do próprio Executivo municipal porque, segundo o prefeito Jarbas Ezequiel de Aguia (...)


Seja um associado Sindepark