Na elaboração do projeto de exploração das estradas, o governo calcula quanto a concessionária deverá arrecadar com os pedágios, exige um valor mínimo de investimentos nas rodovias e fixa ainda um pagamento ao Estado. A taxa de retorno é a diferença entre a receita da concessionária e o custo da operação.
Para o trecho oeste da Marechal Rondon, por exemplo, a taxa de retorno fixada é de 10,97%. Pelo projeto original, a concessionária vitoriosa deveria investir R$ 304 milhões em obras e pagar ao Estado, no mínimo, R$ 18,5 milhões a título de "outorga". Segundo o modelo até hoje adotado pelo governo do Estado, ganharia aquela que oferecesse maior outorga. É isso que está sendo reavaliado.
O governo deverá abrir cinco novos corredores à exploração no ano que vem: Dom Pedro, Marechal Rondon Leste, Marechal Rondon Oeste, Raposo Tavares e Ayrton Senna/Carvalho Pinto.
Fonte: Folha de S. Paulo (SP), 17 de outubro de 2007