A Prefeitura de São Paulo começou a interditar algumas das principais vias da cidade a partir desta segunda, 4, como forma de restringir a circulação de veículos e ampliar a taxa de isolamento na capital em meio à quarentena de combate ao novo coronavírus. Hoje, o horário foi estendido para o período de 6h às 10h.
Nesta segunda, o bloqueio envolveu quatro vias, no horário de pico (das 7h às 9h), no sentido centro, mas uma das faixas permanecerá livre para a circulação, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego):
- Zona sul: Avenida Moreira Guimarães x Avenida Miruna
- Zona norte: Avenida Santos Dumont x Avenida do Estado
- Zona leste: Avenida Radial Leste x Rua Pinhalzinho
- Zona oeste: Avenida Francisco Morato x Rua Sapetuba
O secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, disse que o primeiro dia de bloqueios será educativo para a adaptação dos paulistanos, ou seja, apenas uma faixa das vias ficará aberta e os motoristas serão orientados a não seguir viagem. Amanhã, os fiscais da prefeitura devem começar a barrar efetivamente os carros.
O isolamento social no estado voltou a cair no último sábado (2), a 53%, depois de atingir 56% na véspera, de acordo com o governo de São Paulo.
"O ideal para combater a propagação do coronavírus, de acordo com as autoridades de saúde, é de 60% a 70%", afirma a CET. "Caso a adesão da população ao isolamento não aumente a partir de segunda-feira, os bloqueios em vias da cidade poderão ser planejados e realizados durante todo o dia, como tentativa de aumentar a restrição e desestimular as pessoas a saírem de casa.”
Fonte: UOL, 04/05/2020
Outras matérias da edição
A preferência do carro particular na quarentena
Por Jorge Hori* - A perspectiva otimista que transmitimos anteriormente foi frustrada, pelo descumprimento de parte da população da cidade de São Paulo do isolamento (...)
Prorrogada entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados
Medida Provisória 959 prorrogou a entrada em vigor da Lei 13.709, de 14/08/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, prevista para vigorar a partir de 15/08/2020 (...)
Alteração da regra de cheques devolvidos por parte dos bancos ao cliente
Foi publicada no DOU de 30/4/2020, Seção 1, p. 57. Circular nº 4.008 do Banco Central do Brasil, que estabelece mudanças nos procedimentos de devolução (...)
Zona Azul e estacionamentos particulares voltam a operar em Santos (SP)
O sistema de estacionamento rotativo (Zona Azul Digital) voltou a ser ativado em Santos dia 30. A cobrança pela utilização das vagas estava suspensa (...)
Ensaio dos estacionamentos na quarentena
Após a recomendação do governador João Doria (PSDB), shoppings do estado de São Paulo estão fechados desde o final de março (...)
Shopping adota drive-thru contra crise
Parado há mais de um mês, o comércio varejista de São Paulo de produtos não essenciais tenta dar a volta por cima para atenuar a perda de faturamento (...)
Plano de shoppings prevê volta parcial, sem cinemas, valet e evento de reabertura
Segundo associação, país tem 60 shoppings reabertos em 35 cidades de nove estados (...)
Estapar mantém data de IPO
A empresa de gestão de estacionamentos Estapar, registrada como Allpark, informou que manterá para o dia 13 de maio a definição de valor (...)