Intenção do prefeito era suspender o rodízio em julho inteiro, nas férias escolares; hoje não circulam carros com placas com finais 7 e 8
O rodízio de veículos no trânsito de São Paulo volta hoje, após dez dias de suspensão para testes pedidos pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).
A intenção do prefeito era suspender o rodízio em todo o mês de julho, durante as férias escolares. Porém, a experiência do início do mês mostrou que a cidade não pode mais sobreviver sem o rodízio, na opinião do presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Roberto Scaringella.
Kassab já sabia que a suspensão do rodízio deveria trazer prejuízos ao trânsito. Uma simulação feita por técnicos da CET -apresentada a ele- no mês passado mostrou que, no horário de pico do fim da tarde, o aumento na lentidão seria de pelo menos 3,9%.
Pela manhã, na projeção da companhia, haveria uma redução de 8% no congestionamento, sempre na comparação com a média dos demais meses do ano em que o rodízio vigora.
Os dados da primeira semana mostraram, no entanto, que o impacto foi muito maior do que esperavam os técnicos. Na comparação com o mês passado, no horário de pico da tarde, os congestionamentos foram 24% maiores. No período da manhã, 15% superiores.
Em comparação com julho do ano passado, quando o rodízio foi mantido, os congestionamentos deste mês foram 117% maiores no período da manhã e 72% à tarde.
"Nas duas simulações que nós fizemos antes de suspender o rodízio, o que se constatou é que a concentração de viagens pelo motivo escola [sic] é mais de manhã do que à tarde. A realidade confirmou a simulação", disse Scaringella.
O rodízio municipal de veículos foi implantado em 1997 com o objetivo de reduzir os congestionamentos na região central da cidade e não era suspenso no mês de julho desde 1999.
Multa
Hoje, estão proibidos de circular no centro expandido de São Paulo os carros com placas de finais 7 e 8, das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Amanhã, a proibição vale para os veículos com placas de finais 9 e 0. A proibição vale também para carros de fora de São Paulo. A multa para quem descumprir é de R$ 85,12 e quatro pontos na carteira.
A CET fiscaliza o cumprimento do rodízio com os marronzinhos que circulam pelo centro expandido e com os equipamentos de leitura automática de placas. No ano passado, a CET aplicou 1,5 milhão de multas de infração do rodízio -1 milhão pelos equipamentos automáticos e 500 mil pelos marronzinhos.
Fonte: Folha de São Paulo (São Paulo), 12 de julho de 2007