A partir do próximo dia 16, o parque Ibirapuera terá menos vagas gratuitas de estacionamento. O Autorama, que fica do lado oposto ao Detran, e o viveiro Manequinho Lopes estão em fase de demarcação e sinalização para cobrança de zona azul.
Com a medida, 400 vagas existentes serão loteadas. Hoje, já é feita a cobrança para 525 vagas. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), apenas a Pinacoteca e a Prodam ficarão livres de zoneamento, ao menos por enquanto, por falta de acordo.
A companhia diz não poder estimar um balanço das vagas livres sem fazer um loteamento. Fechado desde a quinta, de acordo com a administração do parque, o Autorama, que deve ser reaberto até o fim da semana, teve o asfalto recapeado.
Segundo Roberto Scaringella, presidente da CET, o loteamento das vagas para cobrança da zona azul foi determinação do conselho gestor do parque. A medida visa evitar que pessoas que trabalham em ruas próximas usem o local para deixar os carros todo o dia, prejudicando usuários do parque.
Ontem, placas com alertas de horário e da obrigatoriedade do cartão começaram a ser colocadas. No parque, a zona azul vigora das 10h às 20h durante a semana e das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados.
Cobrança
Foi adotado no Ibirapuera um sistema diferenciado em relação ao que vigora nas ruas da cidade. No interior do parque, o motorista paga o mesmo valor da zona azul, R$ 1,80, mas pode deixar o veículo por duas horas, o dobro do tempo normal.
O tempo máximo de permanência é de quatro horas. Quem desrespeita o limite fica sujeito à multa de R$ 53,20. De acordo com a CET, pesquisa feita com 300 motoristas revelou que 86% consideraram que a zona azul proporcionou melhorias no estacionamento.
Um dos aspectos que motivam a cobrança no parque Ibirapuera é a eliminação da ação de flanelinhas no local.
Avenidas do entorno também terão cobrança
Além do Autorama, a Prefeitura de São Paulo planeja implantar a zona azul, mas a longo prazo, nas avenidas República do Líbano e Pedro Álvares Cabral, que contornam a área do parque.
"Há planos, mas não existe data para entrar em vigor", diz Roberto Scaringella, presidente da CET.
Escândalo Segundo a companhia, pesquisa feita com 300 motoristas apontou que 86% consideraram que a implantação da zona azul proporcionou melhorias no estacionamento. Cerca de 130 mil pessoas estiveram no parque do Ibirapuera no feriado de anteontem.
Fontes: Agora São Paulo (São Paulo), 11 de julho de 2007
DCI (São Paulo), 12 de julho de 2007
Diário de São Paulo (São Paulo), 12 de julho de 2007
Folha de São Paulo (São Paulo),11 de julho de 2007
Jornal da Tarde (São Paulo), 12 de julho de 2007
O Estado de São Paulo (São Paulo), 12 de julho de 2007