O estado de São Paulo seguirá em quarentena até que uma vacina contra o novo coronavírus seja disponibilizada e que a população do estado seja imunizada, disse o governador João Doria (PSDB) nesta segunda-feira (31). Além disso, Doria se mostrou preocupado com as aglomerações registradas nas praias do litoral paulista neste fim de semana.
"Nós estamos em quarentena. E eu quero deixar isso bem claro à opinião pública de São Paulo. Esta quarentena prossegue e prosseguirá", afirmou o governador em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. "Enquanto não chegar a vacina e não tivermos a imunização de todos os brasileiros de São Paulo, nós estaremos em quarentena".
O Instituto Butantan, ligado ao governo estadual, está testando uma potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech, mas ainda sem previsão de liberação. Outras potenciais vacinas também estão em fase de testes no país, como a da empresa norte-americana Pfizer ou aquela desenvolvida em parceria pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e a farmácia britânica AstraZeneca.
"Todos observaram neste final de semana um número impressionante de pessoas nas praias aqui do litoral de São Paulo - sem me referir ao litoral de outros estados brasileiros -, pessoas se aglomerando, sem máscara, de forma inadequada e perigosa.", criticou Doria. "As rodovias aqui do estado de São Paulo também tiveram seguidos congestionamentos, como se nada estivesse acontecendo", concluiu.
Segundo o governador, o estado tem obtido resultados positivos no combate à pandemia de Covid-19, com semanas seguidas registrando queda no número de óbitos, mas alertou que não há motivos para celebrar. Doria pediu colaboração da população e também de autoridades municipais para evitar que as cenas vistas neste fim de semana se repitam no próximo, que será mais longo devido ao feriado prolongado da independência.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado, São Paulo tem 804.342 casos de Covid-19 confirmados, com 30.014 mortes.
Fonte: Olhar Digital/Reuters, 31/08/2020
Outras matérias da edição
Retomada verde e estacionamentos
Por Jorge Hori* - Há uma movimentação de setores da sociedade acreditando que a retomada pós-pandemia será verde (...)
Pesquisa comparativa na região da Paulista
O Sindepark realizou pesquisa em estacionamentos na região da Avenida Paulista, nos dias 26, 27 e 28 de agosto deste (...)
Saiba tudo sobre o PIX, sistema que vai acabar com TED e DOC
A partir do dia 16 de novembro, os brasileiros terão acesso a uma plataforma de pagamentos instantâneos, o PIX. Esse é um marco para o sistema financeiro (...)
MP 959 é aprovada sem prorrogação da entrada em vigor da LGPD para 2021
Após sanção do presidente da República ao Projeto de Lei de Conversão da MP 959, a LGPD passa a vigorar imediatamente (...)
TJAM reafirma que lei que proíbe cobrança excessiva por perda ou extravio de tíquete de estacionamento é constitucional
Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) entrou com ação pedindo declaração de inconstitucionalidade em Lei Estadual (...)
Shoppings de Aracaju decidem manter o horário de funcionamento reduzido
Abertura em horário ampliado foi autorizada pelo governo como parte do Plano de Retomada da Economia (...)
Estacione com total segurança
Um desafio frequente das pessoas que adotam a bike como modal para seus deslocamentos diários é a falta de locais seguros para estacionar (...)
Ford, Bedrock e Bosch apostam no estacionamento autônomo
São muitas as pessoas que gostam de conduzir… até chegar o momento de estacionar. Então, por que não deixar essa tarefa para o próprio (...)