Um desafio frequente das pessoas que adotam a bike como modal para seus deslocamentos diários é a falta de locais seguros para estacionar. O ciclista catarinense Daniel Kohntopp da Silva, 30 anos, sentiu essa necessidade logo que chegou a São Paulo, em 2011. “Nunca gostei de deixar minha bike com corrente em postes e a maioria dos estacionamentos não aceitava o veículo. Então, comecei a pensar em um aplicativo para resolver isso”, conta Kohntopp.
Foi dessa dificuldade inicial que a Bike& Park nasceu, empresa que começou a operar em dezembro de 2019 com o propósito de facilitar a vida dos ciclistas que pedalam diariamente pela cidade de São Paulo. De forma resumida, o aplicativo indica estabelecimentos de acordo com o trajeto do ciclista, estacionamentos parceiros da startup e que possuem seguro negociado pela B&P. “Estamos sempre em contato com novos estacionamentos para ampliar nossa rede de bicicletários à disposição dos usuários”, explica o fundador da empresa.
Fácil de usar
Por meio do app, o ciclista faz seu cadastro pessoal e o da sua bicicleta, enviando fotos e algumas informações iniciais, e a plataforma indica os pontos de estacionamento da rede de bicicletários da Bike& Park pelas regiões da cidade. Dentro dos estacionamentos parceiros a empresa instala bicicletários no formato de U invertido, onde o próprio usuário acomoda sua bike e coloca cadeado, equipamento que é obrigatório. “O ciclista tem que fazer um check-in com o próprio celular, que é muito simples, via QR Code. Isso ativa a cobertura completa do seguro”, explica Kohntopp. Para usufruir do serviço, basta escolher um modelo de assinatura e a forma de pagamento. E ir a seus compromissos tranquilamente, pois as bicicletas possuem seguro com cobertura no valor de R$ 10 mil.
Em movimento
Desde o lançamento, em 2019, as mudanças na forma de operar da startup foram frequentes. “Durante o primeiro semestre de operação, oferecíamos quatro opções de plano. Hoje, simplificamos e a assinatura para o ciclista é única, no valor de R$ 15 ao mês, paga por 12 meses”, explica o fundador da B&P. Ele conta também que os usuários podem fazer um teste gratuito durante o primeiro mês. Atualmente, a plataforma conta com mais de mil ciclistas cadastrados, dos mais variados perfis, como pessoas que utilizam os estacionamentos em seus momentos de lazer, trabalho ou outros compromissos e até mesmo entregadores de aplicativos.
Um dos cadastrados é o advogado Rodrigo Guimarães da Silva Ferreira, 36 anos, que deixa sua bike em estacionamentos próximos à Rua Haddock Lobo. “Descobri o serviço logo no início da pandemia, em abril, porque tive que voltar ao escritório e resolvi ir de bicicleta. Achei superprático e funcional, porque, com a mensalidade, não é necessário pagar mais nada no estacionamento. Como melhoria, sugiro aumentar a quantidade de vagas, porque já está ficando bem cheio”, diz.
Fonte: O Estado de S. Paulo - Mobilidade - 26/08/2020
Outras matérias da edição
Retomada verde e estacionamentos
Por Jorge Hori* - Há uma movimentação de setores da sociedade acreditando que a retomada pós-pandemia será verde (...)
Pesquisa comparativa na região da Paulista
O Sindepark realizou pesquisa em estacionamentos na região da Avenida Paulista, nos dias 26, 27 e 28 de agosto deste (...)
Saiba tudo sobre o PIX, sistema que vai acabar com TED e DOC
A partir do dia 16 de novembro, os brasileiros terão acesso a uma plataforma de pagamentos instantâneos, o PIX. Esse é um marco para o sistema financeiro (...)
Quarentena em SP continua até a chegada da vacina, diz Doria
Governador do estado criticou as aglomerações em praias durante o fim de semana e reiterou o prosseguimento das medidas de contenção (...)
MP 959 é aprovada sem prorrogação da entrada em vigor da LGPD para 2021
Após sanção do presidente da República ao Projeto de Lei de Conversão da MP 959, a LGPD passa a vigorar imediatamente (...)
TJAM reafirma que lei que proíbe cobrança excessiva por perda ou extravio de tíquete de estacionamento é constitucional
Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) entrou com ação pedindo declaração de inconstitucionalidade em Lei Estadual (...)
Shoppings de Aracaju decidem manter o horário de funcionamento reduzido
Abertura em horário ampliado foi autorizada pelo governo como parte do Plano de Retomada da Economia (...)
Ford, Bedrock e Bosch apostam no estacionamento autônomo
São muitas as pessoas que gostam de conduzir… até chegar o momento de estacionar. Então, por que não deixar essa tarefa para o próprio (...)