Estacionar nas principais ruas e avenidas do centro expandido de São Paulo, onde vigora o rodízio municipal de veículos, poderá ser proibido das 7h às 10h e das 17h às 20h. É o que propõe o projeto de lei do vereador Ricardo Teixeira (PSDB), que alega que a proibição de estacionamento nas vias públicas melhora a fluidez.
A proposta proíbe o estacionamento - inclusive Zona Azul - nas vias estruturais (que cortam bairros e são os principais eixos de trânsito da capital, como as Marginais, as Avenidas do Estado, Higienópolis, Sena Madureira e Pedroso de Morais) e nas coletoras (artérias locais principais ou ligações com grandes avenidas, como a Rua Vergueiro). Ficam de fora apenas as ruas que não têm trânsito de passagem (em sua maior parte, residencial).
O texto seguiu para análise do prefeito Gilberto Kassab (DEM), mas, segundo informações divulgadas pela imprensa, um acordo de líderes partidários prevê a sanção. O limite para a regulamentação é de 60 dias.
Como não poderia ser diferente, a proibição já gera polêmica. Especialista em trânsito e em urbanismo se dividem entre críticas e elogios. O mesmo acontece com os cidadãos. Se por um lado ganhariam com a melhor fluidez do trânsito, por outro temem aumento no preço do serviço de estacionamento.
Saiba mais na seção Clipping do E-Jornal Sindepark.