
Segundo relata Vitor Matsubara no Quatro Rodas Online, o Fusca, projetado por Ferdinand Porshe, e lançado oficialmente em 1935, na Alemanha, já era fabricado no Brasil desde 1951, mas pela empresa Brasmotor. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema de CKD (Completely Knocked Down, ou completamente desmontados). O Fusca fez tanto sucesso entre os brasileiros que ganhou outras três versões de motorização, além das 1.200 cilindradas originais.
Em novembro de 1959, a produção do Fusca seria transferida para o complexo da Via Anchieta. Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez.
Isso porque, sete anos depois, o então presidente da República, Itamar Franco, solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser produzido. O "segundo mandato" do modelo durou até junho de 1996, quando se despediu com a marca de 3,3 milhões de unidades vendidas.
O Volkswagen conquistou tantos fãs pelo mundo todo que a montadora relançou o carro em versão estilizada. Montado sobre chassis do Golf, recebeu novo desenho e tecnologia moderna, sendo batizado de Beetle, nome do antigo fusca no Exterior. Apesar dos fãs ardorosos do fusquinha no Brasil, o novo modelo nunca foi fabricado no País.
Fonte: Quatro Rodas Online e JB Brasília, 5 de janeiro de 2009