O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou deflação (queda de preços) de 0,59% neste mês de maio. A taxa é menor do que a observada em abril deste ano (-0,01%) e em maio do ano passado (0,35%).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a menor variação mensal do IPCA-15 desde o início do Plano Real, em 1994. Com o resultado de maio, o IPCA-15 acumula taxas de inflação de 0,35% no ano e de 1,96% em 12 meses.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, cinco apresentaram deflação em maio. Os transportes registraram a maior queda de preços (-3,15%) e foram os principais responsáveis pelo resultado do IPCA-15 neste mês.
Os preços dos combustíveis recuaram 8,54%, puxados pela gasolina (-8,51%). O etanol recuou 10,40%, o óleo diesel, 5,50% e o gás veicular, 1,21%.Outros grupos com deflação foram habitação (-0,27%), vestuário (-0,20%), saúde e cuidados pessoais (-0,13%) e despesas pessoais (-0,09%).
Por outro lado, os alimentos e bebidas, com alta de preços de 0,46%, evitaram uma queda maior do IPCA-15. Entre os itens com maior inflação destacam-se a cebola (33,59%), a batata-inglesa (16,91%), o feijão-carioca (13,62%), o alho (5,22%) e o arroz (2,59%).
Outros grupos de despesa com inflação foram: artigos de residência (0,45%), educação (0,01%) e comunicação (0,22%).
Fonte: Agência Brasil, 26/05/2020
Outras matérias da edição
Novo perfil da demanda dos estacionamentos
Por Jorge Hori* - O novo normal da mobilidade urbana, nas metrópoles, será caracterizado por forças contraditórias (...)
Linha de crédito para micro e pequenas empresas
No último dia 19.05.2020 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 13.899, que cria o PRONAMPE - Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (...)
Sempre ao lado de nossos associados
O Sindepark tem, ao longo de 30 anos de atividade, completados em setembro de 2019, contribuído para fortalecer a atividade, oferecendo serviços e assessoria para seus associados (...)
Comitê Gestor prorroga prazo de parcelamentos do Simples Nacional
Além de adiar pagamentos com vencimentos em maio, junho e julho, resolução amplia o prazo de opção pelo sistema (...)
Governador nega lockdown e confirma “quarentena inteligente” em SP
"Neste momento não há perspectiva de lockdown imediato. Neste momento, não vamos decretar em nenhuma cidade", disse nesta segunda (25) (...)
Estado de Goiás tem dez shopping centers funcionando
De acordo com dados da Associação Brasileira de Shopping Centers, 107 shoppings dos 577 que existem no país já estavam reabertos dia 22 (...)
Ações da Estapar se recuperam em meio à crise
André Esteves, controlador da empresa e do BTG Pactual, banco que coordenou a emissão, comprou uma participação adicional (...)
Montadora desenvolve bateria para carros elétricos que dura 1,6 milhão de km
A General Motors (GM) afirmou que está perto de desenvolver uma bateria para veículos elétricos que vai durar 1 milhão de milhas (...)
Reino Unido terá rota de 300 km para testes de veículos autônomos
Com uma mistura de vias urbanas e rurais, a rede permitirá que empresas de mobilidade exponham seus veículos a situações reais com segurança (...)
Como a pandemia está transformando a mobilidade urbana
Depois de uma paralisação forçada pelas medidas de contenção do coronavírus, as cidades vão voltando a se mover (...)
Elétrico sem recarga: montadoras desenvolvem powertrain com 374 cv
BMW e Toyota desenvolvem uma nova tecnologia de carro elétrico sem bateria, com uma célula de combustível que será testada no X5, com 374 cv de potência e abastecimento em menos de quatro minutos (...)