De acordo com dados da Associação Brasileira de Shopping Centers divulgados dia 22, 107 shoppings dos 577 que existem no país já estavam reabertos. No total, 55 municípios liberaram o funcionamento dos empreendimentos, a maior parte nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Em Goiás, os shoppings que estão em funcionamento são nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Catalão, Jataí, Luziânia, Mineiros, Rio Verde e Valparaíso de Goiás. O protocolo de reabertura tem sido parecido em todos, com algumas mudanças regionais: uso de máscara por frequentadores e funcionários, horário reduzido de trabalho, escalonamento de funcionários, maior frequência na higienização, verificação de temperatura na entrada, disponibilização de álcool em gel, controle de entrada em estacionamentos e nas lojas, além da suspensão de atividades que possam causar aglomerações. As lojas franqueadas instaladas em shoppings reabertos contam que o movimento tem sido fraco, e o faturamento chegou a ser até 80% menor.
Goiânia e região
Na Capital, a maioria dos shopping centers estão funcionando apenas em sistema de delivery e drive thru, como é o caso do Goiânia Shopping, que trabalha por meio do sistema de delivery e realiza as entregas na casa do cliente, além de disponibilizar também a opção para o cliente buscar as compras no shopping, sem precisar descer do carro. No Passeio das Águas Shopping e no Estação da Moda Shopping, a estratégia é apoiar os lojistas nas vendas. No site do shopping, o cliente pode selecionar a loja e comprar pelo canal de vendas on-line disponível, além do e-commerce ou WhatsApp, com a possibilidade de entregas por delivery ou drive thru – nesse último caso, a retirada do produto é realizada com entrega agendada. Outra ação do shopping é a realização do Dia D de Vacinação contra a gripe, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que funciona em modelo drive-thru.
No Shopping Bougainville e no Shopping Gallo, na Região da 44, os serviços realizados são somente por meio do drive thru. Os clientes entram em contato com os lojistas via Whatsapp ou telefone, fazem a encomenda dos produtos e combinam a data e horário da retirada. No Shopping do Órion Complex, somente algumas lojas estão em funcionamento, como as lojas Pague Menos e Americanas, já os restaurantes da praça de alimentação estão funcionando somente por delivery, já as lojas Loft, Leandra Fleury e N Saad disponibilizaram atendimento com hora marcada. Em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, o Buriti Shopping informou que não está trabalhando com o sistema de vendas drive thru.
Os shoppings da cidade estão trabalhando apenas com sistema de delivery através de aplicativos, em concordância com a Portaria Nº 019/2020-GAB/SMS.
Fonte: Jornal O Hoje - Goiânia - Negócios - GO - 23/05/2020
