De acordo com dados da Associação Brasileira de Shopping Centers divulgados dia 22, 107 shoppings dos 577 que existem no país já estavam reabertos. No total, 55 municípios liberaram o funcionamento dos empreendimentos, a maior parte nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Em Goiás, os shoppings que estão em funcionamento são nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Catalão, Jataí, Luziânia, Mineiros, Rio Verde e Valparaíso de Goiás. O protocolo de reabertura tem sido parecido em todos, com algumas mudanças regionais: uso de máscara por frequentadores e funcionários, horário reduzido de trabalho, escalonamento de funcionários, maior frequência na higienização, verificação de temperatura na entrada, disponibilização de álcool em gel, controle de entrada em estacionamentos e nas lojas, além da suspensão de atividades que possam causar aglomerações. As lojas franqueadas instaladas em shoppings reabertos contam que o movimento tem sido fraco, e o faturamento chegou a ser até 80% menor.
Goiânia e região
Na Capital, a maioria dos shopping centers estão funcionando apenas em sistema de delivery e drive thru, como é o caso do Goiânia Shopping, que trabalha por meio do sistema de delivery e realiza as entregas na casa do cliente, além de disponibilizar também a opção para o cliente buscar as compras no shopping, sem precisar descer do carro. No Passeio das Águas Shopping e no Estação da Moda Shopping, a estratégia é apoiar os lojistas nas vendas. No site do shopping, o cliente pode selecionar a loja e comprar pelo canal de vendas on-line disponível, além do e-commerce ou WhatsApp, com a possibilidade de entregas por delivery ou drive thru – nesse último caso, a retirada do produto é realizada com entrega agendada. Outra ação do shopping é a realização do Dia D de Vacinação contra a gripe, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que funciona em modelo drive-thru.
No Shopping Bougainville e no Shopping Gallo, na Região da 44, os serviços realizados são somente por meio do drive thru. Os clientes entram em contato com os lojistas via Whatsapp ou telefone, fazem a encomenda dos produtos e combinam a data e horário da retirada. No Shopping do Órion Complex, somente algumas lojas estão em funcionamento, como as lojas Pague Menos e Americanas, já os restaurantes da praça de alimentação estão funcionando somente por delivery, já as lojas Loft, Leandra Fleury e N Saad disponibilizaram atendimento com hora marcada. Em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, o Buriti Shopping informou que não está trabalhando com o sistema de vendas drive thru.
Os shoppings da cidade estão trabalhando apenas com sistema de delivery através de aplicativos, em concordância com a Portaria Nº 019/2020-GAB/SMS.
Fonte: Jornal O Hoje - Goiânia - Negócios - GO - 23/05/2020
Outras matérias da edição
Novo perfil da demanda dos estacionamentos
Por Jorge Hori* - O novo normal da mobilidade urbana, nas metrópoles, será caracterizado por forças contraditórias (...)
Linha de crédito para micro e pequenas empresas
No último dia 19.05.2020 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 13.899, que cria o PRONAMPE - Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (...)
Sempre ao lado de nossos associados
O Sindepark tem, ao longo de 30 anos de atividade, completados em setembro de 2019, contribuído para fortalecer a atividade, oferecendo serviços e assessoria para seus associados (...)
Comitê Gestor prorroga prazo de parcelamentos do Simples Nacional
Além de adiar pagamentos com vencimentos em maio, junho e julho, resolução amplia o prazo de opção pelo sistema (...)
Prévia da inflação oficial registra queda de preços de 0,59% em maio
É a menor variação mensal do IPCA-15 desde o início do Plano Real (...)
Governador nega lockdown e confirma “quarentena inteligente” em SP
"Neste momento não há perspectiva de lockdown imediato. Neste momento, não vamos decretar em nenhuma cidade", disse nesta segunda (25) (...)
Ações da Estapar se recuperam em meio à crise
André Esteves, controlador da empresa e do BTG Pactual, banco que coordenou a emissão, comprou uma participação adicional (...)
Montadora desenvolve bateria para carros elétricos que dura 1,6 milhão de km
A General Motors (GM) afirmou que está perto de desenvolver uma bateria para veículos elétricos que vai durar 1 milhão de milhas (...)
Reino Unido terá rota de 300 km para testes de veículos autônomos
Com uma mistura de vias urbanas e rurais, a rede permitirá que empresas de mobilidade exponham seus veículos a situações reais com segurança (...)
Como a pandemia está transformando a mobilidade urbana
Depois de uma paralisação forçada pelas medidas de contenção do coronavírus, as cidades vão voltando a se mover (...)
Elétrico sem recarga: montadoras desenvolvem powertrain com 374 cv
BMW e Toyota desenvolvem uma nova tecnologia de carro elétrico sem bateria, com uma célula de combustível que será testada no X5, com 374 cv de potência e abastecimento em menos de quatro minutos (...)