Dubai vem investindo bastante para se tornar uma cidade mais tecnológica: eles já testaram bombeiros com jetpacks e robôs policiais. Além disso, drones autônomos com passageiros entrarão em operação comercial ainda este ano. Agora, a ideia é utilizar carros autônomos que identificam criminosos para vigiar as ruas.
O carro autônomo, que se chama O-R3, foi desenvolvido pela empresa singapurense OTSAW Digital. Ele não precisa de controle humano: o veículo é capaz de percorrer as ruas e identificar criminosos procurados pela polícia de Dubai por meio de câmeras de 360 graus. O plano é deixar o O-R3 faz as tarefas mais simples, não substituir completamente os policiais.
Quando encontra um possível alvo, seja por reconhecimento facial ou placas de automóveis, o O-R3 começa a perseguição. Mas e se a pessoa resolver entrar em um beco, pular um muro ou fugir para um lugar onde o robô não consegue andar? Bom, o veículo possui um drone integrado e… inicia uma perseguição aérea.
O O-R3 será lançado até o final do ano, inicialmente em regiões turísticas de Dubai. O objetivo é ter 25% da força policial composta por robôs até 2030.
Fonte: Tecnoblog, 30/06/2017