O bairro Bento Ferreira, em Vitória, começou a receber a instalação de parquímetros ontem (3). Inicialmente, será feita a sinalização das vagas e a instalação dos equipamentos. O parquímetro é um aparelho que mede automaticamente o tempo de estacionamento autorizado de um automóvel em via pública. O objetivo é disciplinar a utilização dos espaços disponíveis para estacionamento dos automóveis.
Após a instalação em Bento Ferreira, o serviço vai ser ampliado para outros bairros da capital.
Ao todo, serão distribuídas mais de 1,7 mil vagas, pelos bairros Bento Ferreira, Santa Lúcia, Praia do Suá e Jardim da Penha.
Só em Bento Ferreira, 520 vagas serão abertas, distribuídas nas ruas Joubert de Barros, Amenophis de Assis e um trecho da Chafic Murad, entre a Joubert de Barros e a Amélia Cunha Ornelas.
Para o Presidente da Associação Comunitária de Bento Ferreira, Paulo Roberto Marangoni, com o crescimento das cidades, os parquímetros fazem parte desse processo.
“Onde há parquímetro sempre há vaga para estacionar, como percebemos na Praia do Canto e no Centro. E se for para organizar melhor o trânsito, o parquímetro é bem-vindo”, disse.
Novas regiões
De acordo com o cronograma, a próxima região a receber novos parquímetros é Santa Lúcia. O bairro ganhará 250 vagas, distribuídas em cinco ruas, que passarão a fazer parte do sistema de estacionamento rotativo de Vitória.
Além disso, ainda está prevista a ampliação de mais vagas no sistema de estacionamento rotativo, para os bairros Praia do Suá e Jardim da Penha.
Melhorias
Após quase três anos de funcionamento, os parquímetros de Vitória terão o primeiro reajuste em seus valores, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O índice acumulado nesse período foi de 19,8%.
O reajuste já estava previsto em contrato, segundo a prefeitura. O recurso é utilizado na sinalização do trânsito na cidade, como a pintura de faixas de pedestre, estacionamentos e manutenção de semáforos.
Por G1/ES, 01/07/2017