Por Jorge Hori*
Os aplicativos de chamada de táxi e automóveis particulares, do tipo Uber, são os principais vilões da queda de demanda dos estacionamentos.
Com a melhoria gradual da economia, o que acontecerá com o uso dos aplicativos?
Duas seriam as suas vantagens, além de não precisar estacionar o seu carro no destino: rapidez no atendimento e baixo custo.
A rapidez decorre da alta disponibilidade de prestadores de serviços. É uma consequência da redução dos empregos. Os aplicativos foram uma saída para ter alguma renda. Mesmo tendo que enfrentar o trânsito de São Paulo e trabalhar de12 a16 horas para ter algum rendimento compatível com o seu padrão de vida.
Com a melhoria do mercado de trabalho, muitos voltarão a um emprego e deixarão de atender.
A demora vai aumentar e os preços vão subir.
Os estacionamentos terão os seus clientes de volta?
* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.
NOTA:
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.