Agora é para valer. Desde o dia 1º, quem estacionar em vaga reservada para deficientes ou idosos em estabelecimentos como supermercados, shoppings e lojas estará sujeito a levar multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista.
E é preciso ter o cartão emitido pelo órgão de trânsito para estacionar na vaga. A fiscalização será feita por meio de denúncia. Quem vir um carro sem o cartão pode ligar para o telefone 1188. “O atendente vai verificar se o estabelecimento está com a sinalização regulamentada. Se estiver, vai acionar um agente de trânsito para ir até o local”, disse Edison Passafaro, 56 anos, supervisor do Departamento de Mobilidade e Acessibilidade da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Para a multa ser aplicada, o estabelecimento precisa ter adequado suas vagas reservadas de acordo com portaria da CET. Se o local não estiver adequado, pode ser autuado pela prefeitura regional. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Alshop (associação de shoppings), Luís Augusto Ildefonso, os shoppings da cidade têm as vagas exclusivas demarcadas e muitos já atuam para evitar a ocupação indevida delas. “Essa fiscalização terá uma ação educadora muito forte.”
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, disse que se espera que os próprios beneficiários sejam fiscais. “Nosso grande interesse não é autuação, é conscientização”, afirmou. Passafaro, da CET, disse que a companhia vai distribuir uma “multa moral” a associações de pessoas com deficiência e de idosos para ser colocada no vidro de quem desrespeitar a regra. “Ela se parece com a multa oficial, mas vai alertar o condutor do carro sobre o que está sujeito por ter parado naquele lugar sem poder”, afirmou. Você pode pedir a multa moral para “aplicar” pelo e-mail dma@cetsp.com.br. Tomara que não precisemos usar!
Fonte: Jornal Metro - SP - 01/09/2017