Parking News

Desde o dia 1º de abril, cadeirinhas automotivas infantis só podem ser vendidas com selo de certificação de segurança do Inmetro. Definida em maio do ano passado, a obrigatoriedade do selo deveria ter começado a valer em outubro, mas foi adiada para que indústria e comércio tivessem tempo de "desovar" seus antigos estoques, veiculou a Folha de S. Paulo.
Com a obrigatoriedade do selo - que era facultativo -, o consumidor ganha no quesito segurança porque, além de certificadas por um único órgão, as cadeirinhas serão numeradas, o que permitirá um maior controle sobre produtos com defeito que já estejam no mercado. Isso garante, por exemplo, a eficiência de um eventual recall (chamada para troca gratuita de itens com defeito de fabricação).
Segundo o Inmetro, um estudo americano apontou que a utilização adequada das cadeirinhas reduz os riscos de morte em 71%, e a necessidade de hospitalização em 69%. Dados do Denatran (órgão de trânsito nacional) mostram que, entre 2000 e 2007, mais de 180 mil crianças foram vítimas de acidentes de trânsito - dessas, mais de 8.000 morreram.
Hoje existem 27 tipos de cadeirinhas certificadas pelo Inmetro, de oito marcas: Burigotto, Galzerano, Lenox, Chansport (nacionais), Britax, Chicco, Infanti e Peg-pérego (importadas). Segundo o Inmetro, o selo não pode ser obtido separadamente.
O uso das cadeirinhas para transportar crianças ainda não é obrigatório. A partir de junho de 2010, o assento especial para crianças de até sete anos e meio será obrigatório - a multa para quem não usar será de R$ 191,54. Hoje, há uma brecha na lei permitindo que crianças sejam levadas no banco de trás com cinto de segurança normal - considerado inadequado para essa faixa etária.
Fonte: Folha de S. Paulo, 31 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Três as do mês dentro do ônibus (03/04/2009)

O morador do Grajaú, no extremo Sul da Capital, que trabalha no Centro e depende de transporte público gasta, em média, quatro horas e quatro minutos por dia para ir e voltar. Em um mês, são mais de t (...)

Lentidão atinge também as estradas (03/04/2009)

Os grandes congestionamentos já deixaram de ser a marca registrada apenas das avenidas, eles vêm dominando a paisagem também nas estradas que dão acesso à Capital. Entre 1997 e 2007, a pesquisa Origem (...)

Roubo de veículos cresce no DF (30/03/2009)

O assistente parlamentar Luiz Antônio Gomes não vai esquecer o dia 25 de março de 2009. Era pra ser um dia comum de trabalho no Senado. Mas não foi. "Chegamos, olhamos e falamos: cadê o carro? Nunca p (...)

Vagas especiais são desrespeitadas (31/03/2009)

Somente nos dois primeiros meses deste ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) emitiu 194 multas para motoristas que estacionaram irregularmente em vagas para deficientes físic (...)

Alunos de projeto ajudam crianças desaparecidas (31/03/2009)

Os estudantes do programa Estrada para a Cidadania, da concessionária AutoBan, participaram de uma campanha de ajuda a crianças desaparecidas dia 31 de março.