A Noruega se tornou em 2020 o primeiro país do mundo em que os carros elétricos representaram mais de 50% dos novos emplacamentos em 12 meses, de acordo com dados publicados hoje. O Conselho de Informação do Tráfico Rodoviário (OFV) informou que os veículos elétricos tiveram uma cota de mercado de 54,3% no ano passado, contra 42,4% em 2019.
Os quatro novos modelos mais vendidos no país (Audi e-tron, Tesla Model 3, Volkswagen ID.3 e Nissan Leaf) são alimentados por energia elétrica. O quinto, o Golf da Volkswagen, tem uma versão recarregável, mas as estatísticas não diferenciam entre os tipos de motores. As vendas de carros elétricos de dezembro estabeleceram um novo recorde mensal, a 66,7%, estimuladas pelo lançamento de novos modelos, segundo o OFV.
A Noruega, maior produtor de combustíveis do oeste da Europa, também é um país pioneiro na mobilidade elétrica graças a uma política fiscal vantajosa. O país nórdico, onde a energia elétrica é quase totalmente hidrelétrica, tem o objetivo de que todos os carros tenham "zero emissões" até 2025.
Fonte: AFP, Oslo, 5 Jan 2021
Outras matérias da edição
São Paulo e a volta gradual ao normal
Por Jorge Hori* - A cidade de São Paulo começa o ano de 2021 com o mesmo de sempre. Diferentemente do Rio de Janeiro, não tem faixa ou (...)
Estacionamentos comerciais podem ser obrigados a contratar seguro
Proteção dos veículos valeria em casos de eventuais danos, furtos ou roubos ocorridos nos pátios ou garagens (...)
Anulada lei que obrigou estacionamentos a igualar atendimento humano e eletrônico
Somente a União pode legislar sobre Direito do Trabalho e Direito Civil. Com esse entendimento e com base no direito à livre (...)
Cobrança de tarifa em estacionamentos é questionada no STF
A norma questionada estabelece em 20 minutos o tempo de tolerância (sem cobrança) para uso do estacionamento privado, com pagamento integral (...)
Novas regras no Plano São Paulo atendem a flexibilizações defendidas pela FecomercioSP
Entidade reforça que empresários seguem as normas de higiene e segurança desde a reabertura gradual, bem como respeitam as restrições impostas (...)
Combustíveis fecham em alta nos postos na primeira semana útil de 2021
Gasolina comum era vendida por média de R$ 4,565 por litro, com avanço de 1% em base semanal (...)
Zona Azul totalmente digital em Guarulhos retorna dentro do prazo de 90 dias
Dentro de 90 dias a Zona Azul volta a operar em Guarulhos. O contrato com a empresa Serbet (Sistema de Estacionamento Veicular do Brasil (...)
Fenabrave projeta alta de 15,8% na venda de veículos leves em 2021
Entidade faz previsão conservadora, estima 2,26 milhões de emplacamentos no ano (...)