A norma questionada estabelece em 20 minutos o tempo de tolerância (sem cobrança) para uso do estacionamento privado, com pagamento integral da primeira hora, independentemente do tempo de permanência do veículo.
A Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers ajuizou, no STF, ação contra a lei municipal 10.184/14 de Fortaleza/CE, que dispõe sobre a cobrança de tarifa em estacionamentos privados na cidade. A ação foi distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.
A norma, alterada pela lei municipal 10.546/16, estabelece em 20 minutos o tempo de tolerância (sem cobrança) para uso do estacionamento nos shoppings centers, com pagamento integral da primeira hora, independentemente do tempo de permanência do veículo, e, após esse período, cobrança fracionada proporcional ao tempo utilizado. Há previsão, ainda, de manutenção de relógio à vista do consumidor e de limitação do valor cobrado das motocicletas a um terço do cobrado para veículos de passeio, entre outras determinações.
Na ação, a Abrasce aponta usurpação da competência privativa da União para legislar sobre Direito Civil e violação do direito de propriedade e dos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência. Lembra, ainda, a existência de jurisprudência incontroversa do STF sobre a inconstitucionalidade de leis municipais e estaduais que limitem ou regulem a cobrança pelo uso de estacionamentos privados.
O ministro Alexandre de Moraes solicitou informações sobre o objeto da ação à prefeitura e à Câmara dos Vereadores de Fortaleza. Na sequência, os autos devem ser enviados para manifestação, sucessivamente, da AGU e da PGR.
Fonte: Migalhas, 10/01/2021
Outras matérias da edição
São Paulo e a volta gradual ao normal
Por Jorge Hori* - A cidade de São Paulo começa o ano de 2021 com o mesmo de sempre. Diferentemente do Rio de Janeiro, não tem faixa ou (...)
Estacionamentos comerciais podem ser obrigados a contratar seguro
Proteção dos veículos valeria em casos de eventuais danos, furtos ou roubos ocorridos nos pátios ou garagens (...)
Anulada lei que obrigou estacionamentos a igualar atendimento humano e eletrônico
Somente a União pode legislar sobre Direito do Trabalho e Direito Civil. Com esse entendimento e com base no direito à livre (...)
Novas regras no Plano São Paulo atendem a flexibilizações defendidas pela FecomercioSP
Entidade reforça que empresários seguem as normas de higiene e segurança desde a reabertura gradual, bem como respeitam as restrições impostas (...)
Combustíveis fecham em alta nos postos na primeira semana útil de 2021
Gasolina comum era vendida por média de R$ 4,565 por litro, com avanço de 1% em base semanal (...)
Zona Azul totalmente digital em Guarulhos retorna dentro do prazo de 90 dias
Dentro de 90 dias a Zona Azul volta a operar em Guarulhos. O contrato com a empresa Serbet (Sistema de Estacionamento Veicular do Brasil (...)
Fenabrave projeta alta de 15,8% na venda de veículos leves em 2021
Entidade faz previsão conservadora, estima 2,26 milhões de emplacamentos no ano (...)
Noruega é o 1º país do mundo a superar 50% de carros elétricos vendidos
A Noruega se tornou em 2020 o primeiro país do mundo em que os carros elétricos representaram mais de 50% dos novos emplacamentos em 12 meses (...)