Parking News

Entra em vigor dia 07 de agosto a Lei nº 13.541, de 07 de maio deste ano, através da qual o governo do Estado de São Paulo instituiu a proibição de consumir cigarros e afins em todos os recintos de uso coletivo e fechados do território paulista, conforme disposto nos parágrafos 1º e 2º, do artigo 2º da referida Lei.
Em relação aos estabelecimentos que exploram garagens e estacionamentos, devemos nos ater ao texto da Lei que prevê, expressamente, a proibição em áreas comuns de condomínios. É necessário lembrar que as garagens dos condomínios são tidas como áreas comuns.
Outro ponto importante a ser observado é a definição de espaços proibidos ao fumo, que são aqueles fechados, mesmo que parcialmente, por colocação de uma só parede ou de um telhado ou teto, ainda que provisórios.
O diploma legal não cita especificamente os estacionamentos e/ou garagens, mas atinge a eles por se enquadrarem nos termos dos parágrafos acima citados. Isto é, estarem localizados em áreas comuns de condomínios e terem ambientes coletivos e fechados.
Para finalizar, é importante esclarecer e alertar que as entidades representativas de classes estão questionando judicialmente a Lei e, de forma isolada, obtendo guarida do Poder Judiciário. É o caso dos bares e restaurantes, perante a 3ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo.
Fonte: Ricardo Quartim, Assessor Jurídico do Sindepark, 1º de julho de 2009

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Vaga reservada (03/07/2009)

Os shoppings de São Paulo estarão sujeitos a multa diária se não fiscalizarem a utilização das vagas de estacionamento exclusivas para deficientes, noticia a Folha de S. Paulo. Os estabelecimentos vão (...)

Começa o rotativo virtual em Recife (1º/07/2009)

O Zona Azul Eletrônico entrou em funcionamento dia 1º de julho de forma experimental no Bairro do Recife. O sistema vai permitir que os motoristas que precisam estacionar pelas ruas do bairro, onde há (...)

CET interta Avenida Tiradentes (03/07/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou, dia 3 de julho, o acesso à Marginal do Tietê pela Avenida Tiradentes, na zona norte da Capital. A via ficará fechada por cerca de uma semana no t (...)

Reajuste é suspenso, z CET-SP (1º/07/2009)

O reajuste do preço da folha de Zona Azul foi suspenso, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego paulistana (CET-SP). Ainda de acordo com a empresa pública de trânsito, o aumento era previsto

Cidadão pode denunciar irregularidade (02/07/2009)

Postos oficiais de venda de talão da Zona Azul chegam a cobrar até R$ 2,50, bem acima do R$ 1,80 previsto na tabela. O motorista pode denunciar a cobrança abusiva por telefone ou no site da CET