O juiz Hélio Alberto Navarro acatou pedido de tutela de urgência em ação da Defensoria Pública para que o município e a Concessionária É Só Parar, que opera o serviço de Zona Azul, efetuem a cobrança fracionada do “ticket” físico.
A ação da Defensoria Pública apontou que pelo aplicativo o cidadão pode pagar pelo uso de 30 minutos e, posteriormente, por frações de 15 em 15 minutos. Já no ticket físico o motorista é obrigado a pagar sempre pelo período de hora cheia, sem fracionamento. Na decisão, o juiz apontou que existe violação abusiva de normas de consumo e também do princípio da igualdade. “Infere-se também aparente violação ao princípio da isonomia ao se discriminar os usuários de um mesmo serviço pela forma por eles utilizada para o seu pagamento”, sentenciou.
“Os 30 minutos de permanência de um motorista que adere ao sistema de pagamento eletrônico são os mesmos 30 minutos utilizados por aquele que se vale do pagamento manual. Logo, o valor do serviço deve ser igual aos dois usuários”, acrescentou. O juiz Hélio Alberto Navarro determinou que o descumprimento da medida terá multa de R$ 2 mil limitada ao valor máximo de R$ 200 mil.
Fonte: Fonte: O Diário - Barretos - 09/02/2021
Outras matérias da edição
Saiu o resultado da pesquisa nos Jardins Parte 3
O Sindepark concluiu a terceira parte da pesquisa na região dos Jardins. O levantamento foi realizado in loco nos dias 08, 09, 10 e 11 de (...)
Sindepark convida para o Almoço com o Presidente
O presidente do Sindepark, Marcelo Gait, reitera que está à disposição de todos os associados que quiserem conversar sobre os assuntos que afetam (...)
O cenário político e a pandemia em São Paulo
Por Jorge Hori* - O PSDB tem assumido várias vezes a Prefeitura de São Paulo, a maior cidade brasileira, mas de forma alternada, disputando (...)
Estacionamentos da Estapar terão 250 eletropostos
A Volvo Car Brasil, especializada em eletrificação de veículos plug-in hybrid, une-se ao projeto Ecovaga, uma iniciativa idealizada entre a Estapar (...)
Fabricantes pedem à União Europeia 1 milhão de eletropostos até 2024
Ideia é criar metas ambiciosas para instalação de pontos de recarga a fim de estimular a eletrificação no continente (...)
Tarifas da Zona Azul de Araçatuba ficam mais caras a partir de março
A Prefeitura de Araçatuba reajustou, dia 11, os valores das tarifas para estacionamento nas áreas delimitadas pelo sistema de estacionamento (...)
Gasolina aditivada vale a pena?
Gasolina sempre é tema de muita discussão, e combustível aditivado dá pano para a manga. Vamos deixar uma coisa bem clara: gasolina aditivada não é a mesma coisa que premium (...)
Nissan lança carro-escritório e aposta em mobilidade para o home-office
Cachorro latindo, barulho de automóvel, música alta no vizinho e outros desafios que as pessoas estão enfrentando durante o home office (...)