Gasolina sempre é tema de muita discussão, e combustível aditivado dá pano para a manga. Vamos deixar uma coisa bem clara: gasolina aditivada não é a mesma coisa que premium. A primeira tem o mesmo valor de octanas que a gasolina comum, então qualquer carro pode usar, novo ou antigo. Já a segunda tem mais octanas e é ideal para veículos com alto desempenho.
Quais as vantagens de usar gasolina aditivada? Os aditivos da gasolina são, basicamente, detergentes e evitam o depósito de sujeira nos componentes do motor. Então pode prolongar a vida deles. Perceba: ela evita os depósitos de carvão. Então não existe problema em um carro que nunca usou gasolina aditivada passar a usar. Apesar dos detergentes, é pouco provável que alguma sujeira grande vá se desprender e danificar algo.
O que é melhor: usar gasolina já aditivada na bomba ou comprar o aditivo e misturar com a comum? A resposta é: melhor usar a da bomba. Esse já está com os aditivos mais adequados e homologados. Ao comprar separado não temos como saber exatamente o que é e quais serão seus efeitos. E pode usar quanta gasolina aditivada seu bolso permitir. Se consegue usar sempre a aditivada, seu motor agradece. Mas, se a grana estiver curta, use sempre que sobrar um trocado. Já vai ajudar.
Sobre a validade da gasolina, esse é um ponto megapositivo da aditivada. Quem tem carro flex, com aquele tanquinho de partida a frio, precisa usar apenas gasolina aditivada nele, por orientação do fabricante. Isso porque a gasolina aditivada tem mais tempo de vida do que a comum.
A dica serve também para carros que andam pouco. Para evitar que a gasolina estrague no tanque, é legal usar a aditivada. E, já que anda pouco, coloque pouco combustível. Assim você o renova de tempos em tempos.
Gasolina aditivada é vantajosa para o seu carro e a diferença de preço vale os benefícios que ela traz para o motor. E nunca é demais lembrar que gasolina aditivada não elevará a potência do seu carro. Lembre-se que ela é a mesma que a gasolina comum, com algumas propriedades de limpeza e lubrificação, mas nada referente a aumento de desempenho.
Fonte: UOL, 16/02/2021
Outras matérias da edição
Saiu o resultado da pesquisa nos Jardins Parte 3
O Sindepark concluiu a terceira parte da pesquisa na região dos Jardins. O levantamento foi realizado in loco nos dias 08, 09, 10 e 11 de (...)
Sindepark convida para o Almoço com o Presidente
O presidente do Sindepark, Marcelo Gait, reitera que está à disposição de todos os associados que quiserem conversar sobre os assuntos que afetam (...)
O cenário político e a pandemia em São Paulo
Por Jorge Hori* - O PSDB tem assumido várias vezes a Prefeitura de São Paulo, a maior cidade brasileira, mas de forma alternada, disputando (...)
Estacionamentos da Estapar terão 250 eletropostos
A Volvo Car Brasil, especializada em eletrificação de veículos plug-in hybrid, une-se ao projeto Ecovaga, uma iniciativa idealizada entre a Estapar (...)
Fabricantes pedem à União Europeia 1 milhão de eletropostos até 2024
Ideia é criar metas ambiciosas para instalação de pontos de recarga a fim de estimular a eletrificação no continente (...)
Justiça determina cobrança fracionada de ticket da Zona Azul (Barretos/SP)
O juiz Hélio Alberto Navarro acatou pedido de tutela de urgência em ação da Defensoria Pública para que o município e a Concessionária (...)
Tarifas da Zona Azul de Araçatuba ficam mais caras a partir de março
A Prefeitura de Araçatuba reajustou, dia 11, os valores das tarifas para estacionamento nas áreas delimitadas pelo sistema de estacionamento (...)
Nissan lança carro-escritório e aposta em mobilidade para o home-office
Cachorro latindo, barulho de automóvel, música alta no vizinho e outros desafios que as pessoas estão enfrentando durante o home office (...)