As mudanças sugeridas pela Prefeitura de São Paulo para a nova Lei de Zoneamento devem piorar significativamente o trânsito nos Jardins. O bairro deve passar a liderar o ranking de viagens individuais – feitas com carros, motos e táxis – entre os 96 distritos da capital. O motivo é o aumento no número de comércios, serviços e residências, que deve ser autorizado na Zona de Estruturação Urbana, que engloba os trechos entre as Avenida Paulista e Brasil e entre Rebouças e Brigadeiro Luís Antônio, em Cerqueira César.
É o que consta da análise de impacto no trânsito encomendada pela Sociedade dos Amigos, Moradores e Empreendedores do Bairro de Cerqueira César (Samorcc) ao arquiteto, urbanista, consultor de trânsito e transporte Flamínio Fichmann. O número de viagens hoje em transporte individual na região é de 111.586 por dia. Com a nova Lei de Zoneamento, o bairro passaria a ter 149.086 viagens por dia em uma área de apenas 3,8 km2.
Em nota, a Prefeitura disse que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano está avaliando as questões e demandas levantadas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28 de agosto de 2015