A Jaguar Land Rover anuncia que aumentará o uso de alumínio reciclado nas carrocerias de seus novos veículos a partir de um novo projeto que receberá investimento equivalente a R$ 8 milhões (£ 2 milhões) denominado Reality, que dará nova vida ao material encontrado em carros descartados.
O projeto faz parte do Realcar, uma parceria entre a Jaguar Land Rover com a Innovate UK, Novelis, Norton Aluminium, Stadco, a Universidade Brunel de Londres, a Zyomax e a Innoval Technology. O trabalho com os fornecedores permitiu que a montadora recuperasse 75 mil toneladas de alumínio que seria descartado, mas que agora será reutilizado na produção.
Para reciclar o alumínio de outros veículos em desuso, a empresa adotará o ciclo total de reciclagem do alumínio com uma tecnologia química inovadora a partir de uma nova infraestrutura que conta com investimento de mais de £13 milhões (quase R$ 53 milhões). O projeto avalia o alumínio e os níveis de química e microestruturas para aumentar sua tolerância à reciclagem. Segundo a montadora, um dos benefícios mais significativos é que o uso desse alumínio reciclado precisa de 95% menos energia do que a sua produção primária.
O projeto é parcialmente custeado pelo órgão Innovate UK e envolve mais de dez oficinas de prensa de chapas de alumínio (tanto da Jaguar Land Rover como de seus fornecedores) com alumínio sendo remodelado pela Novelis.
“Innovate UK tem o prazer de apoiar o programa Realcar, e agora este novo e empolgante estágio do projeto, o Reality, que é um excelente exemplo de colaboração entre todos os participantes da cadeia, desde fornecedores até o fabricante. Esses projetos tornam o processo todo mais produtivo e são um modelo em termos de entrega profissional de desenvolvimento e pesquisa”, afirma o diretor de manufatura e materiais da Innovate UK, Simon Edmonds.
Fonte: Automotive Business, 05/09/2017