Parking News

GM testa carro compartilhado em São Caetano do Sul

 aplicativotransito-468

A GM (General Motors) lançou no país um serviço de compartilhamento de veículos, o Maven. É o mesmo serviço que a montadora opera nos Estados Unidos. Por aqui, a empresa usa sete carros modelo Cruze e, por enquanto, o sistema está disponível somente para os funcionários da fábrica em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

Samuel Russel, diretor de OnStar e Maven para GM América do Sul, disse que nos próximos meses o sistema deverá estar presente em um condomínio residencial na cidade de São Paulo. Ainda a ser definido, Russel disse que a GM vai colocar para rodar no local mais dez carros.

Nessa primeira fase, a ação permitirá o deslocamento de ponto a ponto, a retirada e a entrega serão feitas nos pontos localizados dentro do complexo. O valor a ser pago é R$ 35,00 por hora ou até R$ 210,00 para uma reserva de 24 horas, já incluído o combustível e o seguro do carro. O pagamento será efetuado através da própria folha de pagamento do empregado.

"Para conseguirmos implantar o Maven, os modelos devem conter o sistema OnStar, que oferece ao motorista serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade. Hoje, há quatro de nossos modelos com esse sistema. Aumentando o nosso portfólio, até o início do ano que vem, deveremos ter mais lugares com o compartilhamento de veículos", disse o executivo.

Russel acredita que em2017 afrota disponível no Brasil para o Maven deverá ser em torno de 250 carros. "A ideia não é lançar o Maven para toda cidade de São Paulo, e sim em grupos segmentados. Um bairro da cidade, um condomínio ou até uma empresa", explicou.

Nesta etapa, o executivo ressaltou que, serão criados pontos específicos de estacionamento dos carros. "O que nos difere dos outros sistemas de car-sharing que existem no Brasil é que não é necessário que o usuário entregue as chaves para um funcionário da marca. Ele pode deixar a chave no contato e, remotamente, a equipe de apoio avalia as condições do carro, como o nível de combustível, pressão nos pneus e se o veículo necessita de alguma manutenção. E o carro é trancado. Isso tudo pelo sistema OnStar".

Este, segundo o executivo, é um negócio à parte da montagem de carros. Segundo ele, uma pesquisa da GM mostra que uma fatia importante dos clientes já não querem mais ser proprietários de veículos e sim usuários.

Fonte: Notícias ao minuto/com informações da Folhapress, 9 de junho de 20

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo será ampliado na capital (BH)

Belo Horizonte terá mais vagas de estacionamento rotativo a partir do dia 16. Os espaços serão implantados no Centro e no bairro Belvedere, região Centro-Sul da cidade. A alteração inclui novos (...)

Vagas apertadas irritam motoristas (ES)

Além de passar sufoco para encontrar vagas de estacionamento na Grande Vitória, motoristas têm enfrentado dificuldade para conseguir sair do carro. Vagas apertadas têm obrigado condutores a se (...)

Zona Azul - Joinville

O estacionamento rotativo de Joinville ainda não tem data para retornar, mas o Ministério Público começou a apurar dispositivo da lei municipal sobre o tema, aprovada no início (...)

Paulista implanta Zona Azul (PE)

Um alívio para a mobilidade. É assim que a Prefeitura de Paulista está tratando a implantação do estacionamento rotativo nas ruas do Centro da cidade, locais de maior concentração (...)


Seja um associado Sindepark