Desde o dia 15, quem estacionar o carro em via pública no bairro Estreito, em Florianópolis, terá que ficar atento às novas vagas da Zona Azul. Ao longo de 35 ruas, são mais de mil vagas rotativas que custarão R$2 ahora para carros e R$1 ahora para motocicletas.
O bairro é o primeiro da região continental a fazer parte do sistema rotativo de estacionamento, operado pela Dom Parking no Centro. A empresa finaliza as pinturas nas ruas e calçadas e a numeração para identificar as vagas e as áreas para idosos e deficientes. Das cerca de mil vagas, 2% são reservadas para deficientes e 5% para idosos. “Todo sistema que existe hoje no Centro será feito também no Estreito. Inclusive a conta de quem usa a Zona Azul no Centro poderá ser usada no Estreito e vice-versa.
A única coisa que muda é que no Continente não haverá parquímetros”, explica Joice Garcia, diretora de operações da Dom Parking. Os usuários terão outras cinco formas de comprar a hora da vaga: com os monitores; em pontos de venda; pelo aplicativo para celulares; pelo site www.minhavaga.com.br; ou em débito automático em conta pré-paga. Os parquímetros, equipamentos em que o usuário não precisa de monitor para pagar pelo serviço, não foram instalados para não atrapalhar a mobilidade de pedestres, pois as calçadas do bairro são estreitas, de acordo com Joice. Para operar no Estreito, a empresa teve que contratar novos monitores. Hoje são 128 que atuam no Centro e há cem parquímetros, com aproximadamente 3.300 vagas.
Fonte: Notícias do Dia - Florianópolis - 14/09/2016