A finalização da licitação dos radares de velocidade abriu caminho para a informatização do Estacionamento Rotativo de Maringá (EstaR), que prevê a utilização de aplicativo para melhorar a rotatividade das vagas na área central da cidade. Na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), o assunto é tratado como prioridade.
Secretário da pasta, Gilberto Purpur diz que o novo sistema permitirá ampliar o número de vagas em 15% tão logo o sistema entre em operação, mantendo o mesmo número de 50 agentes do EstaR por turno. No médio a longo prazo, a expectativa é chegar a 50% de ampliação da área rotativa – hoje com 5,2 mil vagas. O edital da licitação já está em fase de produção.
A principal proposta levantada na Semob é a de cadastrar os comércios como pontos de venda dos bilhetes únicos do EstaR. Para as áreas onde não há comércio, cogita-se a instalação de pontos de autoatendimento, também chamados de parquímetros – que já existiram em Maringá, no governo do ex-prefeito Jairo Gianoto.
Licitação
A expectativa da administração é concluir o processo dentro de 135 dias, 90 para o processo licitatório e 45 de prazo para a empresa vencedora disponibilizar o software para a fiscalização. Empresas de todo o País poderão concorrer.
Fonte: O Diário do Norte do Paraná - Maringá - 29/11/2017