Vagas de estacionamento rotativo serão implementadas, a partir de 23 de fevereiro, na avenida Dom Pedro I, entre a alça e a via principal da avenida Portugal, debaixo da estação Pampulha do Move. A permanência dos veículos será de 12 horas, e o funcionamento do estacionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 15h. O preço da folha de rotativo será R$ 3,40. Aos domingos e feriados, o estacionamento no local será livre.
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que para autorizar a abertura das vagas foi realizado um estudo prévio, a pedido da gerência de estacionamentos rotativos. Após o levantamento, que deverá ser divulgado nesta semana, foi identificada a grande procura por vagas na região e a necessidade de se aproveitar o espaço.
Benefício. O especialista na área de trânsito e transporte Francisco Magalhães Rocha considera a iniciativa positiva, tanto para oferecer aos motoristas a opção de migrar para o transporte coletivo, quanto para tirar carros das ruas.
“As pessoas que moram na região poderão sair de casa em seus veículos particulares e fazer a integração com o BRT. É uma integração modal, ou seja, uma possibilidade de otimizar o uso do automóvel e do ônibus. Assim, presta dois serviços: melhora o transporte e reduz o número de congestionamentos, pois tira os carros da rua. O ideal seria que isso acontecesse em todas as estações do metrô e do Move”, avalia.
Fonte: O Tempo (BH), 6 de fevereiro de 2015