A startup brasiliense Onsurance oferece serviço em que o cliente pode desativar o seguro do carro a qualquer momento, quando, por exemplo, o veículo estiver protegido na garagem. O seguro é cobrado por minuto: R$ 0,00484 (menos de meio centavo). A promessa é de economia de até 75%, segundo a empresa.
Na Onsurance, o sistema funciona assim: o cliente compra créditos que serão debitados por minuto enquanto o seguro estiver ativo, como um celular pré-pago. O usuário pode ligar e desligar o seguro quando e onde quiser. Assim, ele paga somente pelo tempo em que efetivamente utilizou o seguro.
Contato com robô
Tudo é feito por meio da tela do celular, dentro do aplicativo Messenger do Facebook. Ali, o cliente terá contato com um robô (por meio do chat) que irá interagir com ele, fornecendo informações e conversando em tempo real. Essa inteligência artificial é interligada com o dispositivo Onsurance Onboard, que já está conectado ao veículo. Quando o cliente liga o carro, automaticamente o dispositivo conectado ao veículo envia informações sobre essa ação para a inteligência artificial, que pergunta no Messenger do Facebook se o cliente quer ativar o seguro do veículo. Basta clicar no botão "on" para ligar o seguro. Para desativar o seguro, o procedimento é similar.
Após desativar o seguro, a inteligência artificial envia um relatório de uso, contendo informações sobre o tempo total, os créditos utilizados e os disponíveis e todos os detalhes da viagem que ele acabou de fazer.
Os créditos não expiram. Quando o crédito estiver acabando, basta fazer uma recarga. De acordo com a empresa, para automóveis de passeio, o valor mínimo é de menos de meio centavo por minuto. A startup trabalha com carros de valor até R$ 250 mil (conforme a referência da tabela FIPE). Os carros mais velhos aceitos são os fabricados a partir de 1996.
Valor varia conforme perfil de uso
A tarifação é dinâmica e pode aumentar ou reduzir o custo do minuto, que oscila até a quinta casa decimal. Na prática, os valores por minuto são milésimos de reais. O valor do seguro por minuto é calculado, segundo a empresa, a partir de um valor básico que varia de acordo com alguns aspectos: valor do veículo, comportamento de direção do condutor (diagnosticado por meio do Onsurance Onboard, que, por telemetria, transmite dados remotamente e traça um perfil comportamental do motorista ao volante), e localização em tempo real do veículo.
Fonte: UOL/Economia, 10/08/2019