A Câmara dos Deputados aprovou, dia 6, um projeto que permite que os pedágios cobrem dos motoristas um valor proporcional à distância percorrida pelo veículo. Hoje as praças de pedágio cobram sempre um valor fixo que varia apenas dependendo da categoria do veículo (moto, automóvel, caminhão). Como o Projeto de Lei 886/21 já passou pelo Senado e não sofreu modificações na Câmara, ele segue agora diretamente para a sanção presidencial.
Conhecido no exterior como sistema free flow (passagem livre), permite fazer a cobrança – por meio de reconhecimento visual automático das placas ou um chip instalado no veículo – de modo proporcional à quilometragem que foi percorrida, sem que seja necessária a existência de uma praça de pedágio. O próprio sistema identificaria quando o veículo entrou e saiu do trecho monitorado, para fazer a cobrança mais tarde.
De acordo com o texto, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) será o responsável em definir os critérios técnicos que vão garantir a identificação dos veículos que vão trafegar em rodovias ou vias urbanas que terão o sistema de passagem livre. Depois da publicação da lei, a proposta exige que o sistema seja regulamentado pelo Poder Executivo dentro de 180 dias
O projeto detalha ainda que será feita uma compensação para as empresas que detêm atualmente a concessão das estradas que têm praças de pedágio a fim de tentar reduzir a perda de faturamento, já que nem todos os veículos que pagam tarifa hoje percorrem todo o trajeto pedagiado.
Fonte: Tribuna da Bahia, 07/05/2021
Outras matérias da edição
Perspectivas da economia e parcerias
Sem dúvida que para começarmos a ver uma luz no fim do túnel, mesmo sem termos nos livrado da Covid-19, a única saída é o crescimento econômico, provavelmente (...)
Compartilhamento de cadastro de veículos roubados com estacionamentos é aprovado
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, dia 5, proposta (...)
Estacionamentos ficam vazios na pandemia
Na ausência das chamadas vagas de Zona Azul, oferecidas pelo poder público, motoristas recorrem aos estacionamentos privados (...)
Número de veículos que circulam por São Paulo dobra em abril
Segundo CET, volume de carros na capital paulista foi de 6,4 milhões no mês passado contra 3,2 milhões em março (...)
Home office reduz movimento de principais regiões comerciais do país
Em São Paulo, pequenos empresários com lojas na Avenida Paulista, Faria Lima e Itaim Bibi registram queda no faturamento e reestruturam gastos (...)
Novo horário de rodízio noturno entra em vigor a partir das 21h
Veículos com placas correspondentes ao dia estão proibidos de circular até 5h do dia seguinte. Medida vale até 22 de maio (...)
Puxada pela alta dos remédios, inflação fica em 0,31% em abril
Apesar disso, IPCA perdeu ritmo, ficando 0,62 ponto percentual abaixo da taxa de março (0,93%). No ano a alta é de 2,37% (...)
Leilão de aeroportos regionais de SP terá como destaque bloco de Ribeirão Preto
O leilão de 22 aeroportos regionais de São Paulo, previsto para o próximo dia 15 de julho, na B3, terá como grande destaque o bloco Sudeste (...)
De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos
Em teoria, as vagas de estacionamento têm apenas uma função: estacionar um carro com segurança até que ele seja usado novamente (...)