O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos a Lei Complementar que altera a cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS) pelos municípios brasileiros, segundo a edição do dia 30 do Diário Oficial da União.
A competência de cobrança do imposto passa para município onde o serviço é prestado ao usuário final. Hoje ela é realizada pela cidade onde está localizada a sede do fornecedor. O objetivo da mudança é tentar desconcentrar a arrecadação dos grandes municípios, onde está instalada a maioria das empresas.
A alteração entrará em vigor a partir de 2021. O ISS é um tributo cobrado das empresas prestadoras de serviços e sua alíquota varia dependendo da unidade federativa. Considerando 40 municípios que mais arrecadaram em 2019, mais da metade de (55%) da receita ficou com cidades paulistanas. As mudanças afetam: operadoras de planos de saúde, de atendimento veterinário e de administradoras de fundos e de cartão de crédito e débito, por exemplo.
Fonte: ABC Repórter - Política - SP - 01/10/2020
Outras matérias da edição
Nova gestão municipal paulista trará poucas inovações
Por Jorge Hori* - Com a realização do primeiro debate e a rodada da pesquisa IBOPE, não se vislumbram quaisquer tendências inovadoras (...)
Sindepark divulga resultado da pesquisa na região dos Jardins – Parte 5
Em continuidade à pesquisa que realiza na região dos Jardins, que teve tanto o levantamento quanto a divulgação dos resultados divididos (...)
Você está convidado para um café com o presidente
O diálogo, a troca de informações e a aproximação com os associados são sempre muito importantes, e se tornam ainda mais imprescindíveis (...)
FMI melhora previsão para a economia brasileira, com contração de 5,8% em 2020
O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou substancialmente sua projeção para a economia brasileira (...)
Aumenta o número de automóveis alugados por aplicativo
É o que garante a Turbi, startup brasileira que atua no segmento de compartilhamento de veículos (...)
Vendas crescem com mais força em setembro, faltaram carros
Foram emplacados 198.771 veículos leves no melhor mês de 2020, 14,5% acima de agosto; acumulado de 2020 soma 1,3 milhão, queda de 33% sobre 2019 (...)
O que mudou para melhor no Código de Trânsito
Mudanças aprovadas no Congresso aperfeiçoaram a legislação (...)
Ação dos flanelinhas volta a ser alvo de reclamações em Sorocaba
Motoristas de Sorocaba reclamam da atuação dos guardadores de carros, os tradicionais flanelinhas, principalmente nas regiões (...)
Diadema retoma cobrança do estacionamento rotativo
O estacionamento rotativo voltou a ser cobrado dia 29 em Diadema. A medida acata decisão judicial. No último (...)