O negócio de car sharing (locação de automóveis por meio de aplicativo) voltou a crescer, após registrar forte queda de 40% nos primeiros meses de implantação da quarentena para conter a pandemia de coronavírus. De acordo com a Turbi, startup nacional que atua no segmento na Grande São Paulo, a procura pelo aluguel de veículos via aplicativos está 30% maior que a registrada no período anterior às medidas de restrição para manter o distanciamento social.
Mesmo significativa, a redução na procura pelo car sharing foi inferior à registrada pelas locadoras convencionais, que apresentaram retração de até 90% em seus negócios, segundo dados da Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis).
O aumento na procura levou a Turbi a alugar mais 300 veículos da Marbor, locadora especializada na terceirização de frotas para empresas. Com isso, a parceria entre as duas locadoras chega a 480 carros, o que equivale a quase um quarto da frota da Turbi.
O modelo de locação oferecido pela Turbi permite alugar o veículo por hora ou por período (pacote de horas), sem necessidade de pagar uma diária, e para utilizar o veículo basta procurar um dos estacionamentos 24 horas que trabalham com a empresa, destravar o carro por meio do celular, pegar a chave no porta-luvas e partir. Tudo é feito sem contato humano e a devolução ocorre da mesma forma.
De acordo com a empresa, uma pesquisa realizada com seus clientes que possuem automóveis mostrou que 25% deles afirmaram que pretendem se desfazer de seus carros, o que coloca o car sharing como modalidade com grande potencial de crescimento em um futuro próximo.
Fonte: Automotive Business, 05/10/2020
Outras matérias da edição
Nova gestão municipal paulista trará poucas inovações
Por Jorge Hori* - Com a realização do primeiro debate e a rodada da pesquisa IBOPE, não se vislumbram quaisquer tendências inovadoras (...)
Sindepark divulga resultado da pesquisa na região dos Jardins – Parte 5
Em continuidade à pesquisa que realiza na região dos Jardins, que teve tanto o levantamento quanto a divulgação dos resultados divididos (...)
Você está convidado para um café com o presidente
O diálogo, a troca de informações e a aproximação com os associados são sempre muito importantes, e se tornam ainda mais imprescindíveis (...)
Bolsonaro sanciona lei que muda regra do ISS
O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos a Lei Complementar que altera a cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS) pelos municípios (...)
FMI melhora previsão para a economia brasileira, com contração de 5,8% em 2020
O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou substancialmente sua projeção para a economia brasileira (...)
Vendas crescem com mais força em setembro, faltaram carros
Foram emplacados 198.771 veículos leves no melhor mês de 2020, 14,5% acima de agosto; acumulado de 2020 soma 1,3 milhão, queda de 33% sobre 2019 (...)
O que mudou para melhor no Código de Trânsito
Mudanças aprovadas no Congresso aperfeiçoaram a legislação (...)
Ação dos flanelinhas volta a ser alvo de reclamações em Sorocaba
Motoristas de Sorocaba reclamam da atuação dos guardadores de carros, os tradicionais flanelinhas, principalmente nas regiões (...)
Diadema retoma cobrança do estacionamento rotativo
O estacionamento rotativo voltou a ser cobrado dia 29 em Diadema. A medida acata decisão judicial. No último (...)