A aquaplanagem é um fenômeno em que um veículo, ao passar sobre uma camada de água, perde o atrito com o asfalto e desliza, fazendo com que o motorista perca o controle do automóvel. Por isso, para dirigir na chuva, a atenção do motorista deve ser redobrada.
O tipo de asfalto, a velocidade constante do veículo, o estado do pneu e a quantidade de água na superfície são alguns fatores que favorecem a aquaplanagem, aumentando o risco de acidentes automobilísticos.
Para evitar acidentes na chuva, vale seguir algumas recomendações:
- Está chovendo? Não corra!
A alta velocidade é um dos principais fatores da perda do atrito entre o pneu e o asfalto, facilitando a entrada de água entre os dois elementos.
- Manutenção dos pneus é fundamental
Realizar sempre a manutenção dos seus pneus é garantir a segurança de sua viagem. Não deixá-los “carecas”, calibrá-los, manter a pressão indicada pelo fabricante e realizar o rodízio a cada 5 mil quilômetros são algumas ações que precisam estar em dia.
- Cuidado ao passar por um trecho alagado
Segundo o Corpo de Bombeiros, depois de um trecho alagado, se você precisar parar, existe um grande risco de acidente, pois os freios podem não funcionar, já que os componentes estão molhados e não existe atrito entre eles. Por isso, engrene uma marcha forte (primeira ou segunda) e rode uns 30 segundos pisando fundo no acelerador com o pé direito e firme no pedal do freio com o esquerdo. O atrito entre as peças vai provocar calor e este vai secar as pastilhas, discos, lonas e tambores.
Fonte: Sompo.com.br, 29/05/2017