Faltando uma semana para o prazo final da entrega do imposto de renda, 10,4 milhões de brasileiros ainda não entregaram o documento para a Receita Federal. Isso significa que quase um terço dos 32 milhões de contribuintes que precisam declarar seus ganhos ainda não o fizeram. Aqueles que perderem o prazo – que se encerra na terça-feira que vem, 30, – estão sujeitos a pagar uma multa de, no mínimo, 165,74 reais e, no máximo, de 20% do imposto devido.
Devem fazer declaração de imposto de renda as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de 28.559,70 de reais em 2019; contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a 40 mil reais no ano passado; e quem obteve, em qualquer mês de 2019, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.
Fonte: Exame, 23/06/2020
Outras matérias da edição
Mudanças nos modelos de negócios
Por Jorge Hori* - As mudanças no mercado de trabalho, já em curso com a pandemia e que irão se consolidar pós-pandemia, irão (...)
Sindepark e o apoio às empresas associadas
Sindepark tem buscado estar à frente das necessidades de seus associados, oferecendo apoio para ajudar a dirimir dúvidas nas áreas trabalhista e jurídica (...)
Decisão do STF sobre trabalho aos domingos e feriados
O Plenário do Supremo Tribunal Federal, por decisão unânime, em sessão virtual realizada no último dia 15/06, julgou improcedentes duas ações contra a Lei (...)
Protocolos marcam a volta de shoppings em Recife (PE)
Expectativa e confiança na reabertura dos centros comerciais na capital pernambucana (...)
Emplacamentos diários atingem picos de 7 mil unidades em junho
Números ainda estão distantes do "velho normal", mas já indicam retomada nas vendas (...)
Consumidor gosta mesmo é de mandar
Com seus likes, estrelas e comentários, ele determina a qualidade de produtos e serviços (...)
Carro poderá ter forração anticoronavírus
Material aplicado em tecido elimina 99,9% do vírus após dois minutos, segundo fabricante (...)