Prefeitura de SP estuda fazer parceria com iniciativa privada para exploração de áreas no entorno da Marginal Tietê

Segundo o edital, as empresas ficariam responsáveis pela manutenção e ocupação dos canteiros laterais, centrais e acesso. Em troca, elas poderiam promover atividades e eventos.

A Prefeitura de São Paulo estuda fazer uma parceria com a iniciativa privada para a exploração de canteiros e acessos na Marginal Tietê. As empresas ficariam responsáveis pela manutenção e ocupação desses espaços e, em contrapartida, poderiam promover atividades e eventos.

A Marginal Tietê tem 23 quilômetros de extensão e corta as zonas Norte e Leste da capital. No total, são 2,7 quilômetros quadrados de canteiros e faixas de verde entre as pistas -- atualmente sem uso.

Na última quarta-feira (27), a gestão municipal abriu um edital para o Procedimento Preliminar de Manifestação de Interesse (PPMI) que convoca interessados a apresentar estudos indicando a viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeira do projeto.

A prefeitura alega que "as áreas dos canteiros possuem baixo aproveitamento e significativa complexidade para zeladoria".

A discussão está no início, por isso o edital divulgado pela prefeitura não especifica as possibilidades de exploração das áreas no entorno da Marginal Tietê, como parques lineares, praças ou pequenos comércios.

Durante agenda na manhã desta segunda-feira (1°), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) explicou que "as empresas vão abastecer a prefeitura com material técnico sobre a viabilidade" do projeto. A iniciativa privada poderá apresentar sugestões até 27 de maio.

Os interessados também devem indicar que tipo de atividades de geração de receitas, sem recursos públicos, podem ser instaladas nesses espaços.

Segundo Nunes, o objetivo é "colocar no meio do canteiro atividades comerciais e, em contrapartida, ter recursos advindos dessa concessão para que eles façam a manutenção, e a prefeitura eventualmente até receba alguma outorga sobre essa utilização dos canteiros centrais da marginal. A gente colocou esse PPMI porque vários países têm utilizado esse sistema, os Estados Unidos usa muito", complementou. (Imagem: divulgação)

TV Globo e G1, 01/04/2024

Categoria: Cidade