Novo sistema de Zona Azul começa em Piracicaba (SP)

O novo sistema operacional para funcionamento do estacionamento rotativo na cidade, conhecido como Zona Azul, começou a funcionar ontem, dia 5/6. A empresa responsável pela operação é a Piracicaba Digital SPE Ltda, que é um consórcio formado entre a Eysa Estacionamentos e Serviços Unipessoal Ltda. e a Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana Ltda. O contrato tem vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado uma única vez.

Conforme o diretor da Eysa Estacionamentos e Serviços Unipessoal. no Brasil, Pedro Guimarães, a compra de tempo para permanência nas vagas da Zona Azul poderá ser feita por aplicativo mobile, nos parquímetros, nos 66 pontos de venda em estabelecimentos comerciais (PDVs), no site (piracicabadigital.com.br) e ainda pelo 0800 e SMS, com necessidade de cadastro prévio do usuário, de placa do veículo e a aquisição de saldo no aplicativo ou site.

Comerciantes interessados em serem PDV podem fazer contato com a empresa pelo e-mail atendimento@piracicabadigital.com.br ou procurar a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) para receberem orientações quantos aos trâmites.

Pelo novo app da Zona Azul, denominado Zona Azul Piracicaba, o usuário, após baixá-lo na loja de aplicativos (sistema iOS e Android), deverá, conforme o gerente do consórcio, Adrià Palou, fazer o cadastro de identificação e dos veículos e em seguida escolher a forma de pagamento do saldo para estacionamento. As opções são cartão de crédito, boleto e PIX/débito. O app oferece, ainda, a ativação de lembrete quando o tempo de permanência na vaga estiver se esgotando. Ao selecionar a tarifa de tempo de uma vaga, o app indica áreas para estacionamento. Pelo mesmo cadastro, até dois carros podem utilizar o estacionamento rotativo simultaneamente (útil, por exemplo, quando alguém recebe algum visitante de outra cidade).

Vagas

Atualmente, Piracicaba tem 4.845 vagas de estacionamento rotativo. Dessas vagas, 3.061 são consideradas vagas de zona azul e outras 173 vagas são destinadas exclusivamente para idosos, as quais são cobradas pelo sistema. O estacionamento rotativo possui vagas com isenção de cobrança, sendo 100 vagas destinadas para pessoas com deficiência (PCD), que podem utilizar de forma gratuita por duas horas. Além disso, o estacionamento possui outras 1.331 vagas destinadas para motocicletas, 163 vagas de zona branca e 17 vagas exclusivas para veículos oficiais, também sem cobrança e distribuídas principalmente na região central da cidade e também nos bairros Alto, Paulista, Pauliceia e Vila Rezende.

Segundo o gerente do consórcio, Adrià Palou, o novo sistema de Zona Azul funciona com desconto progressivo, ou seja, quanto maior o tempo de ativação do tíquete, menor o valor proporcional a se pagar para estacionar. Diante disso, os preços para o estacionamento rotativo são R$ 1,50 (30 minutos), R$ 2,50 (60 minutos), R$ 3 (90 minutos) e R$ 3,50 (120 minutos), valendo de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30; aos sábados, das 9h às 13h, e excepcionalmente aos domingos e feriados com comércio aberto, mediante autorização da Semuttran.

Tecnologia e praticidade

A fiscalização, segundo Guimarães, será por videomonitoramento, atendendo à Resolução 909 de 28/03/2022, com carros OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que fazem a leitura de placas. Inicialmente, agentes da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) acompanham a fiscalização.

“Fomos buscar o que há de melhor no mercado em relação ao sistema rotativo de estacionamento, com muita tecnologia e praticidade para o usuário. Quando não existe rotatividade no estacionamento, o comércio sofre muito, por conta da dificuldade de parada para os clientes, portanto, isso influencia também no desenvolvimento da economia no município”, falou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, acrescentando que, por enquanto, não serão criadas novas vagas de Zona Azul.

A secretária reforça ainda que é importante que as pessoas façam a compra do saldo pelos meios digitais. “É uma forma muito mais prática de aquisição, além de ser mais higiênica e segura”, explicou.

Jane disse, ainda, que a receita proveniente do consórcio aprovado para operar o sistema de estacionamentos rotativos é direcionado ao Fundo Municipal de Trânsito e utilizada para serviços de sinalização, principalmente em torno de escolas e hospitais, além de ações de educação no trânsito, como campanhas educativas e atividades envolvidas com o Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito), visando sempre a conscientização para redução de acidentes no trânsito, entre outros.

Reembolso

A nova Zona Azul não aceitará créditos da empresa anterior, a Estapar, portanto, quem desejar pode pedir o reembolso dos créditos diretamente para a empresa pelo telefone 0800 010 55 60 ou pelo e-mail atendimento@estapar.com.br, bem como pelo aplicativo, clicando no menu lateral e em Outros Serviços e, em seguida, em Entre em Contato. Após o preenchimento de dados de identificação, o cliente será direcionado para um chat online, onde deverá fazer a solicitação.

A Tribuna Piracicabana - Piracicaba - SP - 03/06/2023