Movimento nos estacionamentos do centro da cidade acompanha o comércio (Pará de Minas)

Os estacionamentos particulares da região central de Pará de Minas se multiplicaram nos últimos anos. O aumento da concorrência é resultado da falta de vagas gratuitas nas ruas e praças, além da expansão da frota da cidade, considerada uma das maiores da região.

E assim como no comércio em geral, o movimento nos estacionamentos sempre foi maior em dois momentos, na primeira semana do mês, perto da liberação dos salários e na penúltima semana, após a liberação dos ‘vales’ nas empresas.

Com dinheiro na mão, também era comum nessas duas semanas os consumidores saírem às compras, em busca de algum serviço ou mesmo para o pagamento de contas.

Acontece que esse movimento vem caindo, seja pelo crescimento do e-comerce e das tecnologias voltadas para o pagamento das contas sem precisar de deslocamento físico, ou mesmo pela falta de dinheiro.

O empresário Wagner Vitorino dos Santos, proprietário do Estacionamento Vitorino, confirma a redução na procura pelas vagas. A região central tem ficado menos movimentada nos últimos meses:

Perguntado se aumento da concorrência também estaria afetando o setor, Wagner negou. Ele entende que o maior número de estacionamentos é benéfico para o consumidor, que pode escolher onde deseja deixar o carro, além de estimular melhorias no serviço ofertado.

Outra situação que também deve mudar a rotina dos estacionamentos particulares é a instalação do Rotativo, popularmente conhecido como ‘Faixa Azul’. O sistema deve entrar em operação na cidade nos próximos meses. Com isso, os estacionamentos particulares deverão se apoiar em diferenciais, como localização e segurança, para manter a clientela.

Rádio Santa Cruz, 27/06/2024