A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) prevê a estreia de aproximadamente 30 empreendimentos nos próximos cinco anos. O número foi apresentado dia 26, durante o 18º Congresso Internacional de Shopping Centers e a Exposhopping — a maior feira de negócios do segmento.
“Nossa previsão é de que, nos próximos cinco anos, a gente continue crescendo entre 5% e 10% ao ano, seja em número de vendas, seja no número de shoppings — que prevemos a abertura de cinco a seis por ano no país”, estima Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Segundo o executivo, uma das razões para essa projeção é pelo histórico que o setor vem marcando. Um estudo divulgado também nesta quarta-feira identificou cerca de 25 mil marcas distintas (franquias e não-franquias) operando nos shoppings de todo o país.
Ainda segundo dados do estudo, em 2014, quando o levantamento foi realizado pela primeira vez, o número de marcas era de 18,4 mil. Dez anos depois, observou-se um crescimento significativo de 35%.
A categoria Alimentação lidera com mais de 4,4 mil marcas distintas nos centros de compras, representando aproximadamente 18% do total de marcas.
Na sequência, aparecem os segmentos de Serviços e Conveniência, com 3.825 mil marcas (15,4%), e Vestuário, com 3.819 marcas (15,3%).
“Os dados revelam não apenas a diversidade impressionante das marcas nos empreendimentos, mas também destacam a oportunidade significativa para pequenas e médias empresas: 79% das marcas operam com apenas uma loja, ressaltando o potencial de crescimento e a determinação do empreendedorismo individual no dinâmico setor de shopping centers”, comenta Humai.
Dentre as 50 marcas mais presentes nos shoppings, destaca-se a forte presença das franquias nesse contexto, representando 36 das principais.
De acordo com levantamento, dentre as 1.395 marcas afiliadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), 530 têm presença em shoppings, correspondendo a 38% do total de marcas da entidade.
O estudo destaca ainda que, das 13 marcas que estão presentes em mais de 50% dos shoppings, 9 são franquias.
Além disso, entre as categorias, considerando o total de lojas em shoppings, observa-se que as categorias com maior peso das franquias são: Calçados (55%), Alimentação (48%) e Perfumaria e Cosméticos (44%).
CNN Brasil, 26/06/2024