Área Azul terá venda digital por aplicativo (GO)

A Prefeitura de Goiânia lançou dia 28 o formato digital para aquisição do bilhete do estacionamento rotativo pago, a Área Azul. A medida foi tomada após tentativas falhas de terceirização do sistema desde ao menos 2019. Em maio, o Paço anulou o processo licitatório para concessão do serviço, hoje feito pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), após recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO).

O sistema, desenvolvido por servidores da SMM e da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), permite que motoristas possam adquirir o bilhete por meio do aplicativo Goiânia 24 Horas. A venda será totalmente online, sem ponto de venda do bilhete impresso. Já o valor deve continuar em R$ 1,50 para uma hora, ou R$ 2,50 para duas horas. Mas, ao contrário do que era divulgado com a modernização do sistema, o total de vagas permanece em 1.979 em Campinas e 1.712 no Centro da capital, além de 150 na Região da 44.

A fiscalização conduzida por agentes de trânsito da SMM será feita através de um aplicativo interno, por onde os servidores poderão consultar a placa de cada veículo estacionado na Área Azul para verificar se o mesmo está, ou não, utilizando o serviço de forma indevida. A multa nestes casos é de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. Conforme a Sictec, a expectativa é que haja "aumento da receita, já que há mais de 500 mil downloads no aplicativo Goiânia 24 horas." A pasta não cita, entretanto, qual seria a arrecadação.

O Popular - Goiânia - GO - 25/06/2024