Atualmente, 1.300 cartões, aproximadamente, de cartões Zona Azul são comercializados por dia na Alameda Madeira. Isso não significa que essa quantidade seja a mesma de carros, já que é permitido adquirir dois cartões ao mesmo tempo. Agora, será implantado o sistema Zona Azul também no lado direito da alameda, do lado do supermercado Pão de Açúcar. Motoristas deixam o veículo nessas vagas e vão para o trabalho.
Ou seja, deixam o dia inteiro. “Para que possamos reaproveitar essas vagas, colocaremos Zona Azul. A rua já é regulamentada para isso”, conta José Luiz Pinheiro, diretor técnico de planejamento do Demutran, que contou a novidade na reunião mensal de setembro do Conselho Comunitário de Segurança de Alphaville – Tamboré (Conseg). No lado esquerdo e no meio da via já é exigido o uso do cartão, que custa R$ 2 e vale por uma hora. Segundo Pinheiro, as pessoas que vão usar o Centro Comercial Alphaville, o banco e o supermercado “não tem como utilizá-las porque as vagas são ocupadas o dia inteiro”.
Na gestão do prefeito anterior, Gil Arantes, falou-se da possível implantação de parquímetros no município. Mas, a secretaria de Segurança e Mobilidade Pública planeja, no futuro, implantar o sistema digital, como ocorre na cidade de São Paulo.
Em outras vias de Alphaville também se planeja a implantação do Zona Azul. As alamedas Grajaú e Itapecuru são algumas delas. “Locais com comércio possuem uma demanda maior de rotatividade. Logo, necessitam do uso do cartão”, afirma Pinheiro. Essa área possui consultórios médicos, dentários, o cartório, entre outros.
Fonte: Folha de Alphaville, 06/10/2017