Um levantamento realizado pela Veloe, unidade de negócios da Alelo que oferece serviço de pagamento automático para pedágios e estacionamentos, apontou que o volume de usuários em rodovias e estacionamentos pelo país já está no mesmo patamar de antes da pandemia. Em novembro, os estacionamentos de shoppings do Rio de Janeiro registraram crescimento de 5% em comparação ao mês anterior.
Entretanto, o tráfego em pedágios apresentou queda de 2% no mês de novembro, quando comparado a outubro. Para realizar o levantamento, foi levado em conta o uso de adesivos em pedágios da base conveniada da Veloe. A marca está presente em todas as rodovias pedagiadas do Brasil e mais de 370 estacionamentos.
O dado do aumento no volume de carros em estacionamentos de shoppings mostra que, após meses em casa, as pessoas estão voltando a frequentar shoppings e estabelecimentos em geral e, consequentemente, há uma retomada na economia.
“Durante toda a pandemia, eu me mantive em quarentena, saindo só para os serviços essenciais e com todas as precauções. Eu só voltei a ir ao shopping agora no mês de Novembro e percebi um aumento, muito mais pessoas indo ao shopping, acredito que por conta das festas de fim de ano“, contou a produtora audiovisual Melissa Teixeira.
Com a proximidade das festas de fim de ano, a tendência é, de fato, que as pessoas passem a frequentar mais os shoppings e centros comerciais. Na última semana, pensando nisso, o prefeito Marcelo Crivella anunciou uma medida que autoriza os shoppings a funcionarem 24 horas para evitar aglomerações nas compras de Natal.
Fonte: Diario do Rio, 07/12/2020
Outras matérias da edição
Análise das tendências da economia do país
As contas nacionais, mais conhecidas pelo seu principal indicador, o PIB, mostram (dentro das margens de erro) o que (...)
JHSF inaugura o Cidade Jardim Shops
Com terraços abertos e poucas lojas, o novo empreendimento da companhia tem a cara do novo normal (...)
Uso de dados a favor das cidades e da economia
Informações obtidas com base no estacionamento ajudam a desenvolver campanhas e ações de relacionamento personalizadas para os clientes (...)
Serviços avançam e comércio recua na participação no PIB desde 1947
A participação das atividades de serviços no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil passou de 55,7% em 1947 para 74% neste ano. O comércio (...)
PIB recorde, mas abaixo do esperado: as contradições da recuperação econômica
Crescimento de 7,7% do PIB no terceiro trimestre foi comemorado pelo governo, mas ficou mais perto das projeções consideradas pessimistas (...)
Preços de diesel, gasolina e etanol nos postos têm maior nível em ao menos 7 semanas
Valores dos combustíveis recuaram na semana de 22 a 28 de novembro, mas agora retomaram viés de alta e atingiram o maior patamar desde meados de outubro (...)
Carro elétrico faz viagem de 28.000 km e bate recorde mundial
Dupla alemã percorreu o país com o ID.3 da Volkswagen para testar a rede de carregamento para veículos elétricos (...)