A vacinação em massa da população tem aumentado as expectativas sobre o fim da pandemia, com perspectivas otimistas de recuperação econômica do varejo. De acordo com a pesquisa da KPMG “KPMG 2021 CEO Outlook: Consumo e Varejo”, a maioria (58%) dos líderes varejistas do país acredita que as parcerias com provedores de dados terceirizados ganharão mais atenção, e, 42% acreditam que haverá uma dedicação maior em digitalização e conectividade de todas as áreas funcionais. Além disso, 86% dos CEOs brasileiros vendo a disrupção tecnológica mais como oportunidade do que como ameaça.
“A maioria dos líderes empresariais aprendeu lições importantes com a pandemia. Entre os CEOs brasileiros do setor, há mais interesse em promover iniciativas direcionadas para o equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos funcionários, na comparação com executivos de outros países. Outro ponto relevante está na importância de otimizar operações e evitar falhas na cadeia de fornecedores como forma de antever futuras crises. Essa preocupação é duas vezes maior em Consumo e Varejo do que nos demais setores”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.
A pesquisa destacou também que para a ampla maioria (86%) dos CEOs brasileiros do varejo, o cenário atual promoveu a alteração do foco para o componente social da ESG. Ainda assim, dois desafios foram destacados por um terço (29%) dos respondentes brasileiros: a ausência de uma estrutura global aceita para medir e divulgar desempenho em ESG, e a descrença sobre o greenwashing (ato de empresas que se dizem sustentáveis mas que não realmente adotam alguma prática para o meio ambiente) das divulgações de performance do tema.
Os líderes do setor também apostam em aquisições e parcerias para alavancar o crescimento, já que o otimismo sobre a economia gerou uma visão diversificada sobre planos de crescimento. Entre os brasileiros, 14% dos CEOs estão interessados em fusões e aquisições nos próximos três anos. As joint ventures (parceria de empreendimento feita por duas empresas por um tempo limitado, sem que cada uma perca a sua identidade) também são importantes para o setor no Brasil, com 29% dos respondentes interessados nessa estratégia. Já o crescimento orgânico foi a escolha de 14% dos CEOs varejistas brasileiros.
Conduzida no setor varejista durante meses de junho e de julho deste ano, a pesquisa “KPMG 2021 CEO Outlook: Consumo e Varejo” registrou a participação de 7 CEOs brasileiros, 31 sul-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela), e 149 do grupo denominado “Core Countries” (Alemanha, Austrália, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão e Reino Unido).
Fonte: SuperVarejo, 17/12/2021
Outras matérias da edição
Um novo ano cheio de boas surpresas!
Que ano difícil, cheio de perdas em todos os espectros. Que pena! Resta-nos crer e até mesmo orar, para que a pandemia realmente termine e um novo cenário possa resplandecer (...)
Recesso de final de ano
O Sindepark informa que interrompeu suas atividades no dia 17 e retornará normalmente dia 3 de janeiro (...)
Ômicron e avanço de gripe levaram SP a prorrogar uso de máscara, diz secretário
À CNN, secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, comentou decisão de prorrogar obrigatoriedade de máscaras em espaços abertos (...)
Aumento do home office leva rede de estacionamentos a mudar tarifas
Com grande parte dos clientes voltando ao modelo híbrido de trabalho, a Estapar teve que inovar os seus planos mensais de estacionamento (...)
BTG Pactual anuncia parceria de cashback com rede de estacionamentos Estapar
Correntistas do banco digital BTG+ que usarem o cartão de crédito em estacionamentos Estapar de vários aeroportos do país vão receber (...)
Motoristas podem usar PIX para pagar tíquete de Zona Azul no Recife
Nova modalidade de pagamento digital entrou em vigor dia 13 (...)
Empresas buscam certificação ESG para longevidade de negócios
Adoção de práticas ESG é sinônimo de resiliência e previsibilidade, afirma Daniel Maximilian Da Costa, principal executivo do Latin American Quality Institute (...)
Open banking vira open finance
A quarta e última fase do open banking começou dia 15, com a integração de serviços não bancários ao modelo, como previdência, seguros (...)
Com o metaverso, a internet vai acabar?
Depois de tantos dizerem que a internet mataria todas as demais formas de comunicação, agora ela é a mais nova ameaçada (...)
SUV compacto urbano será o veículo elétrico mais barato de montadora japonesa
Toyota BZ Small Crossover foi apresentado junto de outros protótipos de veículos elétricos da marca (...)
Especialistas dão dicas do check-up básico do veículo antes de viajar
Algumas revisões no carro precisam ser verificadas pelo motorista para garantir uma viagem segura (...)