Tesla promete carros que se dirigem sozinhos até o dono em estacionamentos

A Tesla lançou uma nova atualização para o seu sistema Full Self-Driving (FSD), prometendo que os carros agora poderão sair de vagas de estacionamento e encontrar o dono de maneira autônoma. Mesmo após anos de críticas e reclamações registradas na NHTSA, órgão de segurança de trânsito dos Estados Unidos, a Tesla garante que o novo software reduz as falhas frequentes, algumas delas envolvidas em acidentes graves.

A função de estacionamento autônomo, chamada Smart Summon, já existia no Autopilot desde 2016, mas foi amplamente criticada por ser ineficiente. “Falhava demais e era pouco inteligente”, admitiu o próprio Elon Musk, criador da Tesla. No entanto, a nova versão, chamada Actually Smart Summon (ASS), foi anunciada por Musk no X, rede social atualmente bloqueada no Brasil, e deve estar disponível para os clientes da Tesla até o final de setembro de 2024.

O novo recurso permite que o proprietário use um aplicativo no celular para chamar o carro até ele, sem precisar de um condutor. Porém, há limitações: o veículo só pode operar dentro de um raio de cerca de 60 metros e é recomendado para uso em estacionamentos ou áreas com velocidade reduzida. A Tesla também orienta os usuários a acompanharem o movimento do carro pelo app, que exibe a manobra em tempo real.

Além disso, a atualização traz uma função chamada Dumb Summon, que controla o carro dentro da vaga de estacionamento, movimentando-o para frente e para trás. Esse recurso é semelhante ao oferecido por outras marcas de luxo, como BMW e Mercedes-Benz, para ajudar a estacionar veículos maiores.

Por enquanto, a nova versão do software foi liberada apenas para alguns modelos recentes da Tesla, como o Model S, Model X, Model Y e o Model 3, fabricados a partir de 2023 e equipados com o Hardware 4. Não se sabe se veículos mais antigos serão contemplados, nem quando essa atualização estará disponível fora dos Estados Unidos, já que regiões como Europa e China ainda não permitem o uso dessas funções semiautônomas da empresa.

MSN, 14/09/2024