O BTG Pactual, um dos maiores bancos de investimento do Brasil, projeta que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumente a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual (pp) na reunião marcada para esta quarta-feira (18).
Segundo análise do BTG, a postura mais cautelosa do Copom desde a última reunião reforça a expectativa de um novo aumento na Selic, podendo levar ao aumento de 13,75% para 14,25% ao ano.
Copom sinaliza cautela para aumento da Selic
O banco destaca que todos os membros do comitê concordaram sobre os riscos ascendentes para a inflação e indicaram que poderiam aumentar ainda mais os juros, caso fosse necessário para garantir a convergência da inflação à meta.
O comunicado anterior do Copom já indicava maior vigilância sobre o cenário econômico, enfatizando que a inflação ainda apresenta riscos significativos, o que justifica uma postura mais firme no controle da política monetária.
Expectativas sobre o crescimento econômico e a inflação
O BTG Pactual também apontou surpresas positivas no crescimento econômico e o aperto do mercado de trabalho, fatores que impactam a inflação.
Mesmo com a inflação corrente em níveis baixos, sinais de aceleração inflacionária nas últimas leituras reforçam o temor de que a inflação possa voltar a ultrapassar o teto da meta, atualmente em 3,25% para 2024, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
Além disso, o banco observa que as expectativas de inflação ainda não estão totalmente ancoradas — ou seja, o mercado não acredita plenamente que a inflação ficará dentro da meta, o que pode aumentar a pressão sobre a autoridade monetária para continuar subindo os juros.
Monitor do Mercado, 16/set/2024