São Paulo e Rio de Janeiro passarão os próximos dias mais vazias do que nunca. Duas das principais cidades do país (e todo o estado de São Paulo) começam nesta terça-feira, 24, um processo de fechamento do comércio e restrição à circulação de pessoas.
A “quarentena obrigatória” foi estipulada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), durante o fim de semana. Todos os estabelecimentos comerciais não-essenciais deverão passar as próximas semanas fechados.
A decisão cria no Brasil a maior experiência de lockdown já vista (no termo em inglês usado para a paralisação das atividades). Na segunda-feira, Doria afirmou que o momento era uma operação “de guerra”. A quarentena em São Paulo vai afetar mais de 54 milhões de habitantes e os 645 municípios do estado. Até então, somente a capital paulista estava com alguns estabelecimentos fechados, por ordem da Prefeitura.
São Paulo representa o epicentro da crise do coronavírus no Brasil. O país tinha até a noite de segunda-feira ao menos 34 mortes e 1.891 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde. Das mortes confirmadas, 30 estão no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. O estado de São Paulo tem 745 casos confirmados e o estado do Rio, 233. A região Sudeste responde por 60% dos casos de coronavírus no Brasil.
Embora a saúde pública deva ser o foco sumário neste momento, o fechamento das operações vem gerando discussões sobre a capacidade do Brasil de se manter parado por tanto tempo, como vem acontecendo nos países da Europa, que estão em quarentena há semanas.
No Brasil, cerca de 41% dos trabalhadores ainda trabalham sem qualquer registro formal, segundo o IBGE, totalizando mais de 38 milhões de brasileiros. Para essas pessoas, não trabalhar significa ficar completamente sem renda.
Fonte: Revista Exame, 24/03/2020
Outras matérias da edição
Estratégia para setor sobreviver é negociar aluguéis e outras obrigações
Por Jorge Hori* - Não há ainda vacina para evitar o COVID-19. Sendo transmitido entre pessoas, a única prevenção possível para evitar ou minimizar a contaminação (...)
Sindepark esclarece o funcionamento dos estacionamentos
O exercício da atividade de estacionamentos, embora não gere concentração e aglutinação de pessoas, não está expressamente excluído pela norma da política de suspensão (...)
Sindepark explica medidas trabalhistas da MP 927
Pouco depois da publicação da Medida Provisória (MP) nº 927/2020, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nas redes sociais que determinou a revogação integral do seu artigo 18 (...)
Prorrogados os prazos de recolhimento de tributos abrangidos pelo SIMPLES
O Sindepark destaca que foram prorrogados os prazos de recolhimento dos tributos federais abrangidos pelo SIMPLES: IRPJ, CSLL, PIS, IPI, COFINS e CPP (...)
Coronavírus: BNDES anuncia ajuda a empresas e pessoas físicas
Como resposta às ameaças do coronavírus à economia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a injeção de (...)
Vendas de carros cresceram 8% na 1ª quinzena, mas queda é esperada
Antes do isolamento pelo coronavírus, emplacamentos somaram 112 mil (...)
Siemens inaugura avenida eletrificada no Reino Unido
Sutherland Avenue é a primeira via residencial adaptada com pontos de carregamento de veículos elétricos instalados em postes de luz (...)