O pagamento do 13º salário e do Auxílio Brasil devem injetar aproximadamente R$ 1,7 bilhão na economia paulista de acordo com estudo mais recente da APAS (Associação Paulista de Supermercados). Justamente por conta desse número, este levantamento mostra também que o setor supermercadista deve fechar 2021 com um crescimento de 0,25%.
Esse resultado é reflexo de um ano que foi pressionado pela alta da inflação, pela desvalorização da moeda e pelo aumento da tarifa de energia em decorrência da crise hídrica, dentre outros fatores que afetaram o poder de compra das famílias e reduziram o consumo.
Para colaborar com o número desse levantamento, o empresariado do setor está confiante em relação às vendas de fim de ano. 42% dos empresários supermercadistas acreditam que venderão mais neste Natal do que o fizeram no período em 2020, enquanto que 47% acreditam em uma melhora de vendas no Réveillon, com relação ao ano passado.
Para 2022, enquanto muitos especialistas preveem uma piora dos fundamentos macroeconômicos, esse levantamento da APAS indica crescimento de 2% do setor supermercadista nesse ano seguinte. “Sabemos que não será um ano fácil. Porém, a comercialização de itens de primeira necessidade deve manter aquecido o essencial setor supermercadista, que deve sentir menos do que outros segmentos a desaceleração da atividade econômica”, explica Diego Pereira, economista da APAS. (Imagem: Pixabay)
Fonte: SuperVarejo, 10/12/2021
Outras matérias da edição
FecomercioSP é contra aumento do IPVA em 2022
Entidade apoia PL estadual que pretende impedir o aumento do imposto (...)
Shoppings veem expansão de segmentos no terceiro trimestre
Alimentação e bebidas, vestuário, artigos para o lar, decoração e presentes se destacaram (...)
Capacidade de passageiros de companhias aéreas deve crescer 47% em 2022
A Cirium prevê que a capacidade mundial irá encerrar 2021 a níveis de 2006. É previsto que o crescimento da capacidade em 2022 se recupere no fim do ano (...)
Kantar traz 3 possíveis projeções para o consumo domiciliar
Com o aparecimento de casos da nova variante ômicron no Brasil, surge o temor de novos períodos de isolamento (...)
Cobrança de Zona Azul nas praias de Ubatuba sofrerá reajuste em 1º de janeiro (SP)
A partir do próximo dia 1º de janeiro, a cobrança de Zona Azul nas praias de Ubatuba sofrerá reajuste, passando de R$ 12,00 cobrados (...)
Câmara aprova seguro para a Área Azul de Rio Preto/SP
A Câmara de Rio Preto aprovou, dia 7, projeto que garante a motoristas que utilizam estacionamentos da Área Azul seguro em caso de danos (...)
Sumaré retoma cobrança da Zona Azul (SP)
Sumaré voltou a ter um sistema de estacionamento rotativo ontem (13), exatamente uma semana depois do início do funcionamento do (...)
Sem vagas: frota de veículos de Belém aumenta e fica mais difícil estacionar
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) informou que a frota de veículos no Estado do Pará, em 2019, foi de 2.118.592 e, em Belém, de 466.217 - um aumento de 5,13% e 3,59%, respectivamente (...)
Motoristas de Tesla agora podem jogar videogames com carro rodando
Função levanta dúvida sobre compromisso da empresa com segurança ao buscar novas tecnologias (...)