Na tentativa de impedir o aumento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em 2022, o Conselho de Assuntos Tributários (CAT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é favorável ao Projeto de Lei (PL) estadual 603/2021.
Pelas regras atuais, a base de cálculo para o aumento do IPVA está ligada aos reajustes dos preços médios de mercado dos veículos acima dos valores observados no período anterior. Entretanto, o aumento do imposto comprometerá o orçamento dos contribuintes pessoas físicas, além das jurídicas, como comércios, lojistas e prestadores de serviços em geral que possuem frotas ou veículos próprios.
O assunto também esteve em pauta na reunião do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte de São Paulo (Codecon/SP), na qual o autor do projeto, o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo/SP) apresentou a proposta para evitar a atualização da base de cálculo do imposto no próximo ano.
Na ocasião, Mellão, que é representante da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no Codecon/SP, afirmou existir espaço para o Estado de São Paulo abrir mão da atualização da tabela de referência para a cobrança desse imposto, diante dos diversos prejuízos causados pela pandemia de covid-19 aos contribuintes, e que ficou marcada pela elevação da arrecadação tributária no estado. Por isso, o PL pretende impedir esse aumento no próximo ano, a fim de evitar que os contribuintes tenham que arcar com mais esse aumento e estimular o equilíbrio econômico para a conjuntura pós-pandemia.
Fonte: FecomercioSP, 29/11/2021
Outras matérias da edição
Shoppings veem expansão de segmentos no terceiro trimestre
Alimentação e bebidas, vestuário, artigos para o lar, decoração e presentes se destacaram (...)
Setor supermercadista deve fechar 2021 com alta de 0,25%
O pagamento do 13º salário e do Auxílio Brasil devem injetar aproximadamente R$ 1,7 bilhão na economia paulista de acordo com estudo mais recente (...)
Capacidade de passageiros de companhias aéreas deve crescer 47% em 2022
A Cirium prevê que a capacidade mundial irá encerrar 2021 a níveis de 2006. É previsto que o crescimento da capacidade em 2022 se recupere no fim do ano (...)
Kantar traz 3 possíveis projeções para o consumo domiciliar
Com o aparecimento de casos da nova variante ômicron no Brasil, surge o temor de novos períodos de isolamento (...)
Cobrança de Zona Azul nas praias de Ubatuba sofrerá reajuste em 1º de janeiro (SP)
A partir do próximo dia 1º de janeiro, a cobrança de Zona Azul nas praias de Ubatuba sofrerá reajuste, passando de R$ 12,00 cobrados (...)
Câmara aprova seguro para a Área Azul de Rio Preto/SP
A Câmara de Rio Preto aprovou, dia 7, projeto que garante a motoristas que utilizam estacionamentos da Área Azul seguro em caso de danos (...)
Sumaré retoma cobrança da Zona Azul (SP)
Sumaré voltou a ter um sistema de estacionamento rotativo ontem (13), exatamente uma semana depois do início do funcionamento do (...)
Sem vagas: frota de veículos de Belém aumenta e fica mais difícil estacionar
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) informou que a frota de veículos no Estado do Pará, em 2019, foi de 2.118.592 e, em Belém, de 466.217 - um aumento de 5,13% e 3,59%, respectivamente (...)
Motoristas de Tesla agora podem jogar videogames com carro rodando
Função levanta dúvida sobre compromisso da empresa com segurança ao buscar novas tecnologias (...)