A rápida expansão dos parklets nas ruas da capital, principalmente em bairros nobres que concentram bares, restaurantes e lojas de luxo, levou a Secretaria Municipal dos Transportes a publicar no Diário Oficial novas regras para instalação de áreas de lazer, que ocupam espaços antes destinados para os carros.
A decisão foi tomada após a prefeitura identificar que o avanço dos equipamentos ocorre em regiões onde donos de estabelecimentos comerciais passaram a adotar os parklets como puxadinhos de seus negócios, o que inclui o uso das áreas como ponto de espera em restaurantes de ruas como Oscar Freire e dos Pinheiros, na zona oeste. Agora, a instalação de um novo parklet não poderá reduzir em mais de 50% o número de vagas de Zona Azul existentes em uma rua. Não serão criadas novas vagas de estacionamento nas vias que recebem as áreas de lazer.
A CET terá que ser informada pela subprefeitura onde o parklet será instalado, sobre o número de vagas que serão retiradas e analisar o pedido. As novas minipraças deverão ser colocadas em vias secundárias, nas quais o impacto no trânsito será menor.
Fonte: Jornal Metro (SP), 22 de julho 2015