A prefeitura de São Paulo limitou a circulação de carros na cidade por meio de um esquema de um rodízio ampliado e mais restritivo. A medida foi anunciada dia 7 pelo prefeito Bruno Covas (PSDB). "Momentos extremos exigem medidas extremas", afirmou.
Desde ontem (11), carros com placas de final par só podem rodar em dias da semana pares e veículos com final ímpar, nos dias ímpares. A medida vale para toda a cidade, não apenas no centro expandido, durante as 24 horas do dia, inclusive aos sábados e domingos.
"Essa é uma medida necessária para que a gente evite ter que decretar o lockdown na cidade de São Paulo", defendeu o prefeito durante coletiva de imprensa virtual.
Resumo da medida:
- rodízio de carros passou a valer nesta segunda (11) para toda a cidade e não apenas no centro expandido
- carros com placa final par (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão circular nos dias da semana pares
- carros com placa final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) só poderão circular nos dias da semana ímpares
- medida vale durante as 24h do dia e inclui sábados e domingos
- táxis são isentos
- motoristas de aplicativos terão de rodar nos seus dias de placas, ou seja, par ou ímpar. O mesmo vale para funcionários de padarias, supermercados, pet shops, lotéricas, farmácias e demais funcionários de serviços comerciais
- a exceção será concedida apenas aos profissionais de saúde (médicos, técnicos, enfermeiros, funcionários que trabalham em hospitais) e ao setor de abastecimento (energia, gás, água)
- veículos de imprensa são isentos desde que sejam cadastrados
- circulação de motos está liberada
Fonte: UOL, 07/05/2020